sexta-feira, 29 de maio de 2009

Aventuras Provisórias e Proibidas

A Gerência Regional de Educação da Região Carbonífera, no Sul de Santa Catarina, concluiu nesta semana o recolhimento de 6.236 exemplares da obra Aventuras Provisórias, do autor catarinense Cristovão Tezza. Em todo o Estado, foram recolhidos mais de 130 mil exemplares. A determinação partiu da Secretaria de Estado da Educação há cerca de duas semanas. O motivo teria sido o uso de palavras inadequadas, segundo avaliação de professores que tiveram acesso ao título antes da distribuição aos alunos do ensino médio da rede estadual. O conteúdo descreve, por exemplo, trechos de relações sexuais (leia trecho abaixo).

Arcângelo Nuernberg, gerente regional de Educação na Região Carbonífera, avalia que o ideal seria que os professores fossem preparados para o debate com os alunos do ensino médio — na faixa dos 15 aos 18 anos, na média.

— O livro constava na lista de obras preparatórias para o vestibular ao lado de clássicos como Menino do Engenho, de José Lins do Rego, Melhores Poemas, de Luis Delfino, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Acredito que a obra de Tezza não será substituída por outra — disse Nuernberg.

Assistente diz que vocabulário é chulo

A assistente técnica pedagógica do Colégio Estadual Governador Heriberto Hülse, no Bairro Próspera, em Criciúma, Maria Gorete da Silveira, considera que o livro de Tezza tem uma boa história e um enredo interessante, que se passa na Ilha de Santa Catarina. Entretanto, classifica o vocabulário “chulo e em alguns parágrafos a relação sexual é abordada de maneira banal”.

— O vocabulário é exagerado e essas palavras queremos extingui-las da boca dos alunos, banir do ambiente escolar. O aluno não está preparado para receber esse conteúdo — avalia Maria Gorete.

A coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Santa Catarina (Sinte), Janete Medeiros, não acredita que o conteúdo do livro enriqueça o vocabulário dos estudantes. E que apesar de ser uma obra de um autor conhecido, premiado e o livro indicado para o vestibular, usa palavreados “baixos”.

Diretor avalia que obra é credenciada

O diretor de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Antônio Pazeto, afirmou que, quando se trata de livros de literatura brasileira, reconhecidos e credenciados em instituições como a Academia Brasileira de Letras e Associação Catarinense de Literatura, eles já têm seu valor literário comprovado.

Na manhã desta quinta-feira, Pazeto disse que o livro não foi lido antes da distribuição. E frisou:

— Este livro do Tezza não foi lido antes, reconhecemos. Como o autor é moderno, novo, poderíamos ter lido, mas não lemos. Como em uma gerência um professor observou termos e abordagens que não eram pertinentes ao ambiente escolar, pedimos que quatro professores lessem e nos fizessem uma avaliação.

À tarde, ao ser novamente consultado pela reportagem, se contradisse:

— Eu não li o livro. Mas a comissão de avaliação do livro leu e considerou adequado do ponto de vista literário.

Escritor afirma não ter controle sobre uso da obra

Cristovão Tezza afirmou, na tarde desta quinta-feira, que não há nada a dizer a respeito do assunto. Para ele, cabe ao professor adotar ou não seus livros, de acordo com seu método e seus critérios de adequação à faixa etária dos alunos.

— Várias vezes romances meus foram adotados em escolas e vestibulares. Obviamente, não tenho e nunca tive controle sobre isso — argumentou via e-mail.

Cristovão Tezza afirmou, ainda, que como autor envolvido, sente-se eticamente impedido de dar palpite sobre o recolhimento dos livros. E finaliza:

— Trata-se de uma questão didático-pedagógica, que deve ser tratada com frieza e bom-senso. De qualquer modo, faço votos de que o problema encontre uma boa solução.

O livro

O romance Aventuras Provisórias foi lançado originalmente na década de 1980 e recebeu o Prêmio Petrobras de Literatura Brasileira em 1987, como o segundo lugar na categoria novela. A obra narra o reencontro inesperado entre dois amigos de infância.

Um deles, saído dos porões da tortura do regime militar, induz o outro a percorrer um difícil e tortuoso caminho em busca da auto-realização.

Um dos “trechos polêmicos”:

— A tua grande fraqueza — me disse Mara na cama, a primeira vez, quando eu broxei vergonhosamente mesmo depois de baixar a calcinha dela com os dentes e chupá-la como um pêssego maduro, na boca um gostinho de sal molhado — é que teu orgulho te castra. Disfarçadamente, você exige que todos te dêem atenção, te bajulem, te achem o máximo. Se alguém recusa o jogo, mesmo sem maldade, como eu (e olhe, eu gosto muito de você, você é sensível), você entra em pane e fecha a Couraça.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2526517.xml

Fonte: Blog do Luis Nassif

Update: Leia a resposta de Cristovão Tezza sobre a polêmica de Aventuras Provisórias: Não me adotem.

Campanha do Agasalho para Crianças com Câncer

A ACC - Associação a Crianças com Câncer - de Criciúma ajuda 22 famílias de crianças com câncer ou sequelas de outras doenças, como hidrocefalia e paralisia. São fornecidos alimentos, suplementeos e medicamentos para o auxílio do tratamento dessas crianças carentes na região.

Agora o frio está chegando e a AAC está fazendo uma campanha do agasalho para arrecadar roupas para as crianças de 0 a 12 anos. Cobertores também são bem vindos.

Leve a sua doação na Próspera, rua Júlia Benedet Salvador, número 73, perto da Praça da Chaminé.

Para maiores informações, ligue 3045-2206.

terça-feira, 26 de maio de 2009

Nova Gramática?

A construção da frase está péssima, mas quem se importa com uma má construção de frase ao se deparar com um cedilha tão fora de lugar?

sábado, 23 de maio de 2009

Direito de Resposta - Farol Shopping

Segue a resposta do superintendente do Farol Shopping, de Tubarão, com relação aos filmes dublados. Mas é bom deixar claro que minha reclamação maior não foi com relação aos filmes serem dublados e, sim, à falta de informação clara sobre isso nos cartazes dos filmes.

Resposta Farol Shopping:

1) A programação disponível hoje no Farol apresenta praticamente todos os lançamentos importantes da atualidade. As estréias que ocorrem aqui têm seguido o calendário nacional, fato que antes do nosso início de operação há muito não ocorria, ao menos na região de Tubarão. Veja que hoje estrearemos, como em todos os principais cinemas do Brasil, o filme “Uma Noite no Museu 2” ;

2) Não é a administração do Farol Shopping ou da própria exibidora (Espaço Farol de Cinema) que decide qual o tipo de áudio (dublado ou original) que acompanhará as fitas aqui veiculadas. Quem faz isso é a distribuidora do filme (Fox, Paramount, Disney/Buena Vista/Pixair, Warner, etc). Em todos os contatos que mantivemos com eles a decisão deles sempre foi pautada no fato de que há sim muito mais público total para filmes de caráter infanto-juvenil com áudio dublado do que com legendas. Hoje, no Brasil, em média, mais de 70% das cópias de filmes desse caráter são lançadas com áudio dublado. Compreendemos que o filme Anjos e Demônios não tem esse caráter, mas Star Trek e X-Men têm. Além disso, mesmo que a dublagem desencante os que gostam do áudio original ela permite que todos os públicos tenham acesso ao filme. O contrário não seria verdadeiro;

3) Nas oportunidades passadas em que exibiam-se filmes dublados no Farol e legendados em outro cinema da cidade, a relação de público entre os dois cinemas era de, usualmente, 6 para 1 em nosso favor. Foi justamente com base nesse histórico que as distribuidoras, que à época propositalmente faziam esse diferencial entre os dois exibidores para efeito comparativo, passaram a optar hoje pelo filme dublado. Destaque-se, não se trata aqui de teimosia da distribuidora nem de indiferença em relação à opinião do público, mas de relação custo-benefício. Quando o outro cinema fechou as distribuidoras passaram a optar, quando necessário, pelo dublado. Veja que em Criciúma elas também fazem o mesmo quando há duas cópias do mesmo filme na cidade : um exibidor tem filme dublado e o outro legendado. E, cabe ressaltar, em muitas oportunidades em que apenas uma cópia legendada era exibida em Criciúma recebemos aqui grande número de criciumenses procurando pela cópia dublada;

4) Além disso, os grandes lançamentos são disputados fortemente pelas praças, fazendo com que não sobrem fitas e, mesmo assim, temos conseguido trazer para Tubarão praticamente todos eles. O último filme Indiana Jones em 2008 teve estréia mundial em Tubarão. Mundial !!! Batman, Shrek, Harry Potter, Crepúsculo e Gomorra tiveram estréia nacional conosco. Há quanto tempo, antes do nosso cinema, isso não acontecia, ao menos na nossa região ?

5) A eventual exibição de filmes dublados e legendados ao mesmo tempo, o que permitiria agraciar os dois tipos de público, esbarra no mesmo problema de quantidade de espectadores e de número de salas (no nosso caso, 4). Primeiro porque a exibidora (cinema) pagaria duas vezes pelo mesmo filme, e não uma só como pode parecer, ou seja, os custos são em dobro. Segundo porque as distribuidoras insistem que não temos público total para justificar retirar uma fita legendada de outra praça para veiculá-la aqui quando já há uma dublada nem salas em número suficiente para exibirmos nos casos em que fosse possível as cópias com áudio diferentes sem prejudicar outros filmes em cartaz;

6) Os filmes dublados são, na maioria dos casos, aqueles que também se destinam ao público infanto-juvenil. Como as questões de razão econômica explicadas nos itens anteriores ainda impedem a veiculação das fitas com os dois tipos de áudio ao mesmo tempo, esse imenso público infanto-juvenil não teria como assistir às fitas legendadas caso optasse-se por ela. Veja que filmes como “Sex and the City”, “O Melhor Amigos da Noiva”, “Resident Evil”, “Hellboy”, “Mais do que Você Imagina” além de alguns que estão atualmente em cartaz e tantos outros foram exibidos com áudio original;

7) Há alguns meses, após muitas discussões entre a nossa exibidora e a distribuidora Paramount, conseguiu-se trazer a cópia legendada do filme “A Múmia” para Tubarão. O número de desistências na entrada do cinema por conta disso foi assustador e reflete justamente o que as distribuidoras nos afirmavam, ou seja, está sendo oferecido o que a maioria do mercado ainda quer.

Por fim, gostaríamos de deixar claro mais uma vez que nos preocupamos sim com o posicionamento crítico do nosso público. Contudo ainda não conseguimos mudar essa decisão nas distribuidoras, razão pela qual ainda enfrentamos em alguns casos esses problemas. Esperamos que tenha ficado clara a questão e que opte sempre pelos cinemas do Farol.

Continuamos à sua disposição.

Atenciosamente,

Ivo Prim

Superintendente

Farol Shopping

sexta-feira, 22 de maio de 2009

No "Farol Shopping" Hugh Jackman fala Português e quem paga o pato é você


No orkut há mais de 380.000 participantes na comunidade "Eu odeio filme dublado", isso só na mais popular das 27 comunidades com o mesmo título. Filme dublado só se for aqueles da Sessão da Tarde, que já nos acostumamos a assisti-los dublados. Mas o cinema do Farol Shopping, de Tubarão, não só ignora esse fato, como ignora também que o público deva ser informado de que está comprando entradas para uma versão dublada de um filme.

Ainda se fosse uma animação não seria de se estranhar tanto, mas Wolverine dublado?! Tudo bem que há louco pra tudo nesse mundo, mas o cinema deve, no mínimo, colocar um aviso grande e bem visível no cartaz do filme e não uma pequena observação, digitada no word e impressa em folha ofício, lá no alto da bilheteria.



Claro que saímos logo que percebemos que o filme era em português e, lógico, fomos pedir nosso dinheiro de volta. Tivemos então que suportar aquele despreparo básico dos funcionários, dando risinhos debochadas e dizendo que a culpa era nossa de não sabermos que estávamos entrando em uma sessão dublada. A gerente (ou algo que o valha) chegou a dizer que estávamos errados porque não tínhamos consultado antes a programação na Internet ou no jornal - pois lá informava quais os horários dublados ou legendados. Muito bem, então ninguém chega no Shopping, vê os cartazes dos filmes que estão sendo exibidos e, sem planejamento prévio, decide assistir um deles? Com cartazes como esses na entrada, alguém iria imaginar que os filmes não eram legendados?
Qualquer pessoa que costuma, ao menos de vez em quando, frequentar cinemas sabe que o mais usual é que os filmes sejam exibidos em sua língua original. Mas o Farol Shopping supõe que seus frequeses estejam loucos para ver o Hugh Jackman falando em português! E ai de quem reclamar de não ter sido avisado! Afinal de contas, todo mundo olha bem pra cima antes de colocar a cara no buraquinho da bilheteria para comprar seus ingressos, não é?! Ah, me poupem! Vão aprender a administrar um cinema de verdade! Não adianta só construir salas grandes e colocar telas enormes (até porque as cadeiras são horríveis). Mas aprendam a tratar bem o cliente, dando-lhe a informação necessária de uma forma clara.

E, por favor senhores administradores do Farol Shopping, treinem bem seus funcionários, para que quando haja um contratempo, eles saibam dizer as palavrinhas básicas: "desculpe-me", "por favor", "já vamos resolver" e "o senhor tem razão". E não tratar o cliente como alguém que está fazendo tempestade num copo d`água e querer convencê-lo de que está errado.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Girl`s Power

Tudo bem que a equipe de Tiro ao Prato de Criciúma foi a campeã de mais uma etapa do Campeonato Catarinense.

Mas o que mais me chamou a atenção foi ver a menina, toda "peruazinha" (no bom sentido da palavra), de flor no cabelo, brincos gigantes, melissa plataforma, mandando ver com uma espingarda calibre 12! Não sobrou um pratinho sequer para contar história. Quer dizer, até sobrou... Ela não acertou todos os tiros, mas vai atirar com uma 12 - e de salto - pra você ver se é fácil?!



A atiradora: Manuela Salvan.
Leia mais sobre Tiro ao Prato: Campeonato Catarinense de Tiro ao Prato em Criciúma.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Pechinchas do Casario

Há quem diga que não vale a pena comprar roupas de calor nesta época do ano. Eu discordo, afinal, já tivemos uns dias bem frios, mas quando estamos começando a nos empolgar com a idéia de usar botas, casacos e lãs, surge esse calor que nos obriga a "bater" mais um pouco as roupas de verão. Além disso, ainda dá para encontrar algumas boas liquidações de roupas fresquinhas, por aí. Como essas camisetas, de R$ 39,90, na loja Pó de Pimenta, da Galeria Casario.
Blusa Naguchi

Baby-look Boneca de Pano (frente e costas)

Camiseta Gata Bakana

sábado, 16 de maio de 2009

Lindo dia para fotografar




O Curso de Fotografia foi um sucesso! Tirando a dificuldade de alguns alunos para achar o local (ok, no próximo vai ter mapinha!) nem a minha gripe atrapalhou a aula. Aliás, ela até deu uma pausa durante o curso e voltou com força total agora à noite.

28 pessoas compareceram e participaram bastante da aula, fizeram perguntas, deram sugestões e eu acabei prometendo uma continuação do curso, agora mais avançado e voltado para câmeras profissionais.

A Ju posou pra todo mundo, com uma paciência de monge.

Agora aguardo os alunos me enviarem algumas fotos para eu ir publicando no Flickr e dando a minha opinião.

Veja as fotos no flickr.
E mais fotos do curso.

O @kacyano já me mandou as primeiras!

Exercício de macro e desfoque do fundo

Exercício de temperatura de cor

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Campeonato Catarinense de Tiro ao Prato em Criciúma

Acontecerá neste final de semana, em Criciúma, a III Etapa do Campeonato Catarinense de Tiro ao Prato e a IV Etapa do Campeonato Brasileiro. A equipe de Criciúma já ganhou 9 títulos, dos 13 campeonatos que participou.

As provas acontecem em 8 etapas, cada uma delas sediada em cidades diferentes. Aqui em Criciúma o campeonato acontecerá no Clube de Caça e Pesca Alberto Scheidt, à partir das 8:30h de sábado (amanhã), seguindo durante todo o dia, com um café colonial à tarde e jantar de confraternização ao final. No domingo as competições reiniciam às 8 da manhã.

Para participar do campeonato é preciso ser filiado ao Clube de Caça e Pesca Alberto Sheidt e na Federação Catarinense de Caça e Tiro Esportivo. Mas para quem tem vontade de experimentar o Tiro ao Prato, toda terça-feira, a partir das 19h o Clube é aberto ao público. Lá você recebe uma arma emprestada e instruções básicas gratuitamente. São cobrados apenas os cartuchos e os pratos (a série de 15 tiros custa R$25,00 - pratos e cartuchos incluídos)

O campeonato catarinense é aberto ao público, com entrada gratuita. Inclusive é incentivada a visita, pois a equipe de Criciúma é a maior campeã estadual e uma equipe de tradição, pois possui o apoio e patrocínio de grandes empresas, como Clinimagem, Criciúma Construções, Cabanha Eba, Água Mineral Da Guarda, FME de Criciúma, Tecdráulica, Mel Metal Construções, Mentorf Adesivos, Transal, Nazari Mecânica, Lojas Adelino e Pierini Revestimentos Cerâmicos.

O Clube de Caça e Pesca Alberto Scheidt fica em frente ao Porto Seco, na Vila São João, bairro Primeira Linha. Quem vem de Criciúma vira à esquerda na rótula antes do Exército. Há bar e restaurante no local.

Mais informações:

Valdir Abel – 8404-9665

Fernando Meller – 8406-7465

Ou acesse o site: Clube de Caça e Pesca Alberto Scheidt

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Beatles cover em Araranguá: não era O cover!


Semana passada anunciei aqui o show do Beatles Cover em Araranguá. Sou fãnzona dos Beatles e já assisti ao show da banda cover The Beats. Fiquei encantada! Todos eles se parecem muito com os integrantes, tanto fisicamente, quanto nos trejeitos, vozes e posicionamento no palco. Sem contar que o show é uma verdadeira performance: trocas de roupa e cenário, tiram e colocam perucas, bigodes e barbas postiças, conforme vão apresentando as várias fases da lendária banda de Liverpool.

The Beats é uma banda argentina e o show em Araranguá foi anunciado como The Beatles Cover - Argentina. Claro que achei que fossem The Beats e fiquei empolgadíssima. Acontece que o cover que esteve em Araranguá era uma banda argentina, porém se chamava Beatles for Sale, um "detalhe" que nem foi citado ao anunciarem no rádio a apresentação. O cartaz de divulgação também coloca em letras garrafais as palavras "Beatles", "cover" e "Argentina", deixando o "For Sale" bem pequenininho.

De qualquer forma eu já estava com o ingresso comprado e fui mesmo assim. Deu pra perceber que muitos na platéia esperavam ver a The Beats. Mas o show não foi de todo decepcionante, apesar de que não se pode nem comparar os dois covers, já que The Beats é muito superior em suas caracterizações e performances. The Beats é para assistir como um espetáculo, já For Sale é legal para curtir bons músicos executando muito bem as canções dos Beatles.

Neste caso, os organizadores até divulgaram o nome do cover, mas o fizeram de forma velada, querendo pegar carona no sucesso da The Beats. Em Chapecó o caso foi mais grave. Para anunciar um show da For Sale usaram até mesmo fotos da The Beats. Sobre esse caso, Danny Lebrón (o John Lennon da For Sale) afirmou que a banda não é responsável pelo material de divulgação em cada local que se apresentam e que a relação deles com The Beats é de amizade. Leia mais sobre For Sale em Chapecó aqui.



terça-feira, 12 de maio de 2009

Resultado do concurso Ana Reczek te ensina a fotografar e Ju Dacoregio posa pra você

Agradeço a todos que participaram da promoção que a gente fez aqui no TdC e que deu uma vaga no meu Curso de Fotografia!

Para os que não enviaram suas fotos para o concurso, haverá outras oportunidades. Várias pessoas se interessaram, pediram informações, e no fim não enviaram foto, achando que não iam ter chance. Que é isso, pessoal! Mais espírito esportivo, por favor! :)

Agora é hora do resultado!

A proposta era enviar uma imagem que representasse Cricúma, e a foto que eu escolhi foi a do Joel Jovenal, que fez uma linda panorâmica da cidade em um dia claro, com toda Serra do Mar ao fundo.

Clique na foto para ampliar


Joel, te esperarei no curso, parabéns!
E faço menção honrosa a outras fotos incríveis:

Thomas Bergmann

Rodrigo Henrique Bithencourt

Diego de Mathia

Agradeço de novo a participação de todos!

O curso vai ser dia 16, sábado. Quem não se inscreveu ainda tem tempo, saiba tudo aqui!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Via Rápida em bairro residencial?

A construção de uma Via Rápida para ligar Criciúma a BR-101 continua gerando polêmica entre os moradores do Bairro Jardim Maristela. O projeto da SCParcerias é cortar o bairro, desapropriando casas e terrenos, se for preciso. O problema é que a intenção da SCParcerias seria construir duas pistas que absorveriam 70% do tráfego proveniente da BR-101 com destino a Criciúma, causando um grande volume de trânsito não condizente com um bairro exclusivamente residencial como o Jardim Maristela. Além disso, a construção de uma Via Rápida faria com que crescesse a procura de imóveis e terrenos às suas margens para instalação de estabelecimentos comerciais e indústrias, o que também é contrário à classificação de Zona Residencial.
Em abril o engenheiro da SCParcerias esteve no bairro, mas não apresentou nenhuma mudança no projeto que pudesse agradar aos moradores. Por isso, os representantes da Associação de Moradores do Bairro Jardim Maristela estiveram reunidos na semana passada com o Secretário de Desenvolvimento Regional Édio Castanhel para tratar do assunto. A Associação não quer a passagem da Via Rápida pelo bairro, ou ao menos, se a obra tiver mesmo que acontecer, esperam que cause o menor dano possível a qualidade de vida do bairro.
A tesoureira da Associação, Anilda Beyer Thó, ficou mais otimista após a reunião com o secretário Édio Castanhel pois segundo ela, ele se mostrou pronto a ouvir os motivos e reivindicações dos moradores. O próximo passo será a definição, por parte dos representantes do bairro, de alguns pontos que devem ser observados pela SCParcerias para que possa haver um acordo satisfatório.
Stefano de Almeida entregou ao Secretário de Desenvolvimento Regional um ofício onde enumera alguns motivos da rejeição dos moradores à passagem da rodovia pelo bairro.
Além, do tráfego intenso e da exploração comercial dos imóveis, os seguintes pontos também foram destacados:
  • a sinalização prevista pelo projeto da SCParcerias não é suficiente. Seriam necessárias, no mínimo, três lombadas eletrônicas ao longo da rodovia;
  • o projeto não prevê cuidados com as áreas verdes e nascentes de águas que existem no bairro. Stefano afirma que "um projeto que prevê a passagem de uma rodovia por um bairro residencial e nem ao menos tenta minimizar o impacto ambiental não merece créditos da população que ali reside."

É certo que o progresso deve acontecer e a cidade precisa crescer, mas pelo bem de todos é bom que isso seja feito sem prejudicar a população que paga seus impostos. Isso sem falar no fato de que muitos dos moradores do Jardim Maristela escolheram aquele bairro para morar justamente por ser uma área exclusivamente residencial. Os responsáveis afirmam que se for preciso desapropriar alguma casa ou terreno, seus proprietários serão devidamente indenizados. Mas não se trata apenas disso, afinal como se pode indenizar a perda de um lar, de um local onde foram construídas lembranças, vivências e famílias?

sexta-feira, 8 de maio de 2009

Muito estilo por poucos reais

Gisele Bundchen, Fernanda Tavares, Ana Hickman, Rita Lee, Wanessa Camargo e Fernanda Torres são só algumas das celebridades brasileiras que assumem adorar um brechó. Elas não tem preconceito algum em entrar numa loja de roupas semi-novas e usadas e garimpar até encontrar peças diferenciadas que tenham a ver com seu estilo. E não pense que elas só frequentam brechós quando estão em outros países, não. No Brasil também há muitas boas opções quando se fala em moda vintage.Em Criciúma os brechós também estão se proliferando. Mas a maioria deles compra e vende qualquer tipo de roupas usadas, muitas vezes num estado de conservação que não é lá essas coisas. Eu costumava ir a lojas desse gênero apenas para vender algumas peças que não usava mais, mas depois que conheci o Brechó de Luxo, através da dica da produtora de moda Sabrina Eugênio, eu percebi que iria virar cliente assídua também pois as roupas são muito legais e o preço é bem convidativo.

Por isso, decidimos mostrar aqui alguns looks, montados com peças do Brechó de Luxo, uma loja que vende roupas semi-novas e usadas e acessórios. Os produtos são todos importados. Isso não significa que a qualidade seja melhor do que os nacionais, já que o Brasil é um grande produtor de moda. Mas o legal de as roupas serem importadas é que você encontra peças muito loucas, além de casacos quentinhos e super estilosos. Ah, e você também não corre o risco de comprar uma roupa que já foi de alguém que você conhece! Já pensou que chato? Sair na rua com uma peça que já foi daquela menina que você não suporta?! No Brechó de Luxo você não corre esse risco: todas as peças vieram mesmo de fora do país.

Além do preço, outro ponto positivo de um bom brechó é que você encontra peças exclusivas, ou seja, não corre o risco de pagar os olhos da cara por uma jaqueta e depois encontrar alguém vestindo exatamente a mesma coisa. Então, pra dar idéias de como você pode se vestir cheia de estilo, pagando muito pouco, chamamos a modelo Isabela Bortot Raspini para vestir três looks, todos com roupas e acessórios do Brechó de Luxo. E já que quando falamos de brechós estamos falando de pechinchas, informamos abaixo de cada foto os valores das peças. Afinal, o gostoso de fazer compras em um brechó é se sentir uma caçadora, garimpando as melhores peças e se surpreendendo com o pouco que você vai desembolsar para ter aquela exclusividade no seu guarda-roupa.
Clique nas fotos para vê-las em tamanho maior:


Camisa - R$ 15
Jaqueta jeans forrada de pêlo - R$ 100
Bota de camurça com pêlo - R$ 50
Colar madrepérola - R$ 10
Colar de contas azuis - R$ 5


Jaqueta de nylon com gola de pêlo - R$ 30
Mini-saia de camurça - R$ 10
All Star do Mickey - R$ 25
Bolsa de couro - R$ 25
Broche (preso na saia) - R$ 1
Pulseiras de acrílico - R$ 5


Bolero de lã - R$ 25
Blusa Guess - R$ 15
Calça de brim stretch - R$ 10
Bolsa de couro - R$ 30,00
Brinco de acrílico - R$ 3

Como você pode perceber, dá pra montar vários looks, desde um estilo casual-chique, passando pelo country ou uma coisa mais rocker/clubber/moleca. E tem muito, mas muito mais coisas legais lá: saias de couro e camurça, jaquetas de couro com pêlo, casacos de pele, suéteres de lã e linha, cachecóis, lenços, jaquetas com estampa de bichos, sobretudos e por aí vai. Tendo paciência para procurar, você vai ver que pode sair super bem vestida, de um jeito diferenciado e com peças de qualidade (todas praticamente novas, muitas delas se você encontrasse nas araras de uma loja como a Zara, nunca diria que é uma roupa de brechó).

É bom lembrar que lá também tem roupas masculinas bem legais, mas isso fica pra um futuro post. (Quem sabe escolhemos um dos twitteiros de Criciúma pra fazer as vezes de modelo?)

Visite o Brechó de Luxo e depois nos conte o que achou. A loja fica encostadinha na Doceria Doce Arte, logo no início da rua José Ferreira Laz, que passa ao lado da rodoviária. O Brechó de Luxo é gerenciado pela Vânia que, super simpática, deixa a gente ficar bem à vontade, procurando peças, provando, enfim, vasculhando o quanto quiser!

Obs 1.: Os ítens das fotos que não informamos o preço são do acervo pessoal da produção e da modelo.

Obs 2.: Veja mais fotos lindas da Isabela com os looks do Brechó de Luxo no Orkut do Blog Tudo de Cri.

aviso_artigo_patrocinado

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Yeah, yeah, yeah...


Programão amanhã para os fãs de Beatles:

No Teatro Célia Belizária, em Araranguá.

Dia 08/05 (sexta), às 21 horas.

Ingressos antecipados, a R$ 30,00:

Araranguá: Foto Mazuco, Kiss, Bar Central, Namastê.

Sombrio: Lojas Adri.

Criciúma: Alcidino Joalheria e Ótica.

Obs.: Os lugares não são numerados.

Mais informações: (48)3522-1309/(48)9985-1866

terça-feira, 5 de maio de 2009

Adote um gatinho

Quem tem gatos acaba se tornando fã incondicional destes bichinhos de estimação tão independentes e sedutores. No orkut há centenas de comunidades que reúnem os "gateiros", como eles mesmos se intitulam.

O escritor carioca Artur da Távola redigiu uma ode para homenagear os bichanos, afirmando que "o gato é uma lição diária de afeto verdadeiro e fiel".

Pois bem... Você sempre sonhou ter um bichano lindo e charmosérrimo pra chamar de seu, mas acabou adiando a decisão de comprar ou adotar um? Ou já tem gatos, mas quer aumentar a família? Então, apresento-lhes estes belíssimos gatinhos que estão precisando de um lar:


A atual responsável pelos bichinhos é a farmacêutica Sâmia Ronchi Ramos, que informa que os animais estão saudáveis e são dois machos e uma fêmea. Com a ajuda da jornalista Karina Farias (outra apaixonada por gatos), Sâmia está à procura de alguém que goste dos felinos e queira adotá-los.

Quem já adotou um com a ajuda de Karina foi a produtora de moda Bibi, que hoje está feliz da vida com o seu Woody Allen. (É, esse é o nome do gato, se ele se tornar um neurótico a numerologia explica.) Tá aí o Woody, desfilando seu charme e intelectualidade na mesa de centro de seu novo lar:

Uma fera à espreita

Então, amigos e amigas do Tudo de Cri, vamos ajudar a achar um lar pra esses fofinhos. Se você mesmo não quer ou não pode adotar um deles, divulgue pra amigos, colegas, parentes, vizinhos.

Quem quiser levar um deles pra casa é só entrar em contato com a Sâmia:
(48) 3431-2681
(48) 9909-1564
ou com a Karina, via Orkut.
Update: a Sâmia informou que um dos machinhos já foi adotado.

Artista italiano expõe suas telas no Criciúma Shopping



O Criciúma Shopping recebe a partir de amanhã, dia 6, a exposição de telas de Silvio Pleticos, considerado um dos mais importantes artistas de Santa Catarina. Silvio Pleticos nasceu na Itália, em 1924, mas se tornou brasileiro "de coração" ao se mudar para cá, em 1961. Mora há vários anos em São José.

Os quadros do artista ficarão expostos em frente a Eurobooks até o próximo dia 17. Na quinta-feira (dia 7), às 10h30min, Pleticos estará na Eurobooks, para ficar mais próximo do público da região. Além do encontro, o artista fez a doação de uma tela para a realização de um Leilão Silencioso, cujo valor conseguido será doado para a Associação da Criança com Câncer de Criciúma. Os interessados darão seus lances no local da exposição. Segundo Helena Fretta, curadora da mostra, o Leilão Silencioso é uma prática do artista nos municípios em que expõe seu trabalho.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Curso de Fotografia - Promoção!

Queridos leitores, hoje tenho uma novidade para vocês!

Talvez vocês já saibam que eu vou dar um Curso de Fotografia Digital no dia 16 de maio, aqui em Criciúma. Mas o que vocês não sabem é que um dos leitores do blog vai ganhar não somente o curso, mas ainda vai ter a Ju Dacoregio, linda e loira, posando para suas fotos durante a parte prática!

Animou-se?

Para participar é muito simples: mande uma foto que você tirou aqui em Criciúma para o ana.reczek arrouba gmail ponto com

A foto mais criativa vai ganhar o curso de presente. Não precisa saber fotografar para participar (até porque se você já souber não precisa do curso, certo?), as fotos serão julgadas pela idéia. Vale foto de qualquer coisa, desde que tenha alguma relação com a cidade.

Eu e a Ju escolheremos a vencedora ou vencedor.

Já pensou, beber do meu infinito conhecimento fotográfico e da incrível beleza e carisma da Ju? Tá esperando o quê?

As inscrições vão até o dia 11 e o resultado sai no dia 12 de maio!

Para saber todas as informações sobre o curso e como se inscrever, visite o meu blog de fotografia.

sábado, 2 de maio de 2009

Experiência gastronômica divina em Urussanga


É um fato que a maioria do povo de Criciúma e região possui antepassados italianos ou simplesmente adora a culinária italiana. Galinha com polenta, fortaia e macarrão fazem parte da cultura e das memórias afetivas do povo sul catarinense. Isso explica o fato de que os restaurantes especializados nesse tipo de comida (e na região são muitos) estão sempre lotados. Mas há restaurantes e Restaurantes. Muitos lugares são bons, servem uma comida gostosa, mas imagine um lugar em que você goste tanto que não vê a hora de voltar mais vezes para experimentar os outros pratos? Foi exatamente o que aconteceu na última sexta-feira quando fui ao Marias & Rosa, na cidade de Urussanga.
Para começar o restaurante fica em uma casa estilo colonial, belamente restaurada. Daquelas casas da Nona, sabe? Aliás, lá era mesmo a casa de uma nona e de um nono: o casal Frans e Maria. Há dois anos o lugar se transformou no restaurante Marias & Rosa, administrado por Alexandra e sua mãe Rosa Maria que prepara pessoalmente todos os pratos. 
O lugar é pequeno, sem luxo, mas de uma simplicidade requintada. É perceptível como tudo foi planejado com esmero e capricho. O cardápio já dá água na boca só pela descrição dos pratos. A polenta é de comer rezando, ajoelhado, dando graças e pedindo mais! 
O preparo dos pratos também é muito caprichado, assim como tudo no lugar.
Minha sugestão é a Polenta de Ragu de Ossobuco e como sobremesa a banana flambada com sorvete de nata. Um absurdo de bom!
Além do mais, você vai literalmente ouvir sinos dobrando ao jantar lá. O restaurante fica pertinho da igreja! 

Eles abrem de quarta a sábado, no período da noite e é possível fazer reservas para festas e eventos.

Marias & Rosa - Ristorante Caffè
(48) 9957-1715
(48) 3465-4467