sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Peça mostra mulheres guerreiras hoje no Teatro Elias Angeloni


Na sexta-feira, a partir das 21h, o teatro Elias Angeloni abre suas cortinas para o espetáculo Mulheres de Sangue, peça que explora a participação feminina na Guerra dos Farrapos. Apresentada pela Confraria dos Ritos, explora a visão das mulheres que, em busca de justiça e igualdade, criaram uma tropa que, supostamente, atuou durante o período da guerra unindo-se aos farrapos na luta contra as tropas imperialistas.

De acordo com a atriz criciumense Gabriela Benedet Ramos, 22 anos, que interpreta Anita Garibaldi e também é assistente de direção, as mulheres não se limitam ao trabalho doméstico e a criação dos filhos. "Elas vestem roupas de homem e vão, literalmente, à guerra", adianta. "O contexto é bem diferente do apresentado na Casa das Sete Mulheres e em outros espetáculos do gênero", garante. Por meio da visão dessas mulheres, o espetáculo mostra, em sua narrativa ágil e teatral, o que representou a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, na época em que o Brasil era governado pelo Regente Feijó.

Com o texto original de Janssen Hugo Lage, a história mostra a infância perturbada de Bento Gonçalves e suas visões de guerra através de um quadro que sempre aparecia nos seus sonhos e foi anunciada em relato a mãe com apenas nove anos. O show explora ainda a visão das mulheres no período da guerra, rebelião gerada pelo descontentamento político que teve duração de uma década (1835 a 1845). O estopim para esta rebelião foi a grande diferença de ideal entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (Liberais) e outro que dava apoio aos conservadores (Legalistas). Em 1835, os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixarem a região. Começa então a ação de um grupo secreto de mulheres com armas de fogo e exímias na equitação, uma tropa de ataque feminina nos pampas.

Saiba mais:

Espetáculo: Mulheres de Sangue

Local: Teatro Elias Angeloni

Preços: R$ 20. Estudantes e idosos pagam R$ 10

Data: 6 de novembro, sexta-feira

Horário: 21h

Duração: 1h30min

Fonte: A Tribuna


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Exponha sua opinião.