sexta-feira, 20 de novembro de 2009

É Natal!

Quem for passear à noite no Criciúma Shopping já vai encontrar tudo assim... Iluminado e colorido:

Destruição de quinta-feira, 19 de novembro

colaborador:
Thomas Bergmann

Dia 19/11 estava eu em casa me preparando para ir a Jacinto Machado, quando olhando da janela do meu quarto, em fração de segundos, tudo se tornou areia.

Era uma imensa nuvem de poeira que levantou em pleno centro de Criciúma, em plena tarde de quinta-feira. Árvores praticamente deitadas no chão, placas dando piruetas, e todo o ar virou uma imensa nuvem de poeira, em que não podia se ver quase nada a poucos metros de distância. Um barulho ensurdecedor que arrastava tudo o que tinha pela frente e fazia as pessoas correrem desesperadamente.

Pessoas no prédio da frente apavoradas olhando também pela janela gesticularam para mim: “o telhado ali... caiu!!!!!!”. Realmente nunca tinha visto nada igual em toda a minha vida. Foram poucos minutos de tensão e ansiedade para que tudo acabasse. Rajadas vinham de todos os lados nas mais diferentes intensidades, causando os estragos imagináveis que ocorreram naquela antes tranqüila tarde.

Após o grande susto, continuei meu caminho a Jacinto Machado. Sem energia elétrica e no escuro, prossegui atá a garagem. Peguei o carro e fui observando os estragos. Na rodovia de acesso à BR101 bati essas fotos que estão publicadas aqui. Eram outdoors dos mais variados tipos caídos, árvores enormes bloqueando passagens e demolindo carros que estavam no lugar errado e na hora errada, postes caídos, postos de combustível retorcidos, galpões com seus telhados arremessados como se fossem feitos de papel......

Uma quinta-feira que eu gostaria de ter passado tranquilamente, como todas as outras, mas que infelizmente se tornou um sinal do que ainda iremos enfrentar daqui pra frente, se ainda continuarmos neste descaso com a natureza.




 

Apresentações musicais e lançamento de livro


Será na próxima quinta-feira, dia 26 de novembro, o último Café Concerto do ano, promovido pela Fundação Cultural. O evento terá apresentações musicais ministradas pelos instrutores das Oficinas de Arte da Fundação e das comunidades. Alunos das oficinas de violão, piano, violino, teclado, acordeon, guitarra, baixo e técnica vocal participarão das apresentações.

Simultaneamente, acontecerá o lançamento do livro "Coisas desinteressantes e outras excentricidades", da escritora Cristiane Dias.

O evento começa às 20 horas e é gratuito, na sede da Fundação Cultural de Criciúma.

Como você ouve música?

colaborador:

Ouvimos música em três planos. O plano sensível, o expressivo e o puramente musical.


O plano sensível nada mais é do que nos entregarmos inteiramente ao prazer de ouvir o som. Sem intelectualismos. O negócio é ouvir sem pensar. Escolha um CD que nunca ouviu talvez, por exemplo, Mozart - Ein Musikalischer Spass KV 522. Ligue seu aparelho e deite-se no chão da sua casa e feche os olhos. A percepção do som alterando seu estado mental.


Uma nota percutida no violino, quem sabe, no silêncio da sala já altera a atmosfera da sala. Um acorde, e o mundo já não é mais a mesma coisa. “O elemento sonoro tem poder”. É necessário dizer que o elemento sonoro varia de compositor para compositor. Basta ver (ouvir) a diferença entre Bach e Stravynski. O elemento sonoro varia com o estilo. Notando estas diferenças você será um ouvinte consciente.

O plano expressivo. Stravinsky dizia que sua música era um “objeto”, uma “coisa” dotada de vida própria e sem significado a não ser o musical. No entanto a música traz em si uma expressão. Essa expressão é diferente para cada pessoa que ouve ou que produz a música. Isso depende do conteúdo cultural, educacional e existencial de cada ouvinte e de cada compositor.

Agora eu pergunto: A música tem um significado?
R.: Sim.

É possível precisar qual significado é esse?
R.: Não.


Mas, as pessoas sempre acham que tudo deve ter um significado bem concreto. Portanto tire da cabeça esse negócio de relacionar a música com alguma coisa material ou específica. Não é esse o caminho.


A música em si nos diz nada, mas ela tem o poder de nos passar a sensação de que ela está nos dizendo algo. Somente o compositor sabe exatamente o que ele quis transmitir com tal obra. E novamente, a sensação, de que a música está nos dizendo algo depende do conteúdo cultural, educacional e existencial de cada ouvinte. A música que, sempre que ouvida, “diz” a mesma coisa, será mais pobre do que aquela em que, a cada audição, ouvimos uma novidade que estava escondida ou não foi percebida imediatamente. Essa última, provavelmente, durará mais tempo nos ouvidos da humanidade e esta, se tornará um clássico de repertório e o autor dessa música será consagrado.


O plano puramente musical nada mais é o plano das notas e sua manipulação. Tocar nessas notas algo que possa determinar para o ouvinte o timbre, a altura, a harmonia, o “colorido”, o ritmo, a melodia, a procura da idade em que a peça foi feita, seu contexto histórico...
Devemos lembrar que essa divisão em partes é apenas para estudo. Não se ouve música separando isso tudo. Ouvir música é somente ouvir música.


De certa maneira o ouvinte está dentro e fora da música ao mesmo tempo. Uma atitude subjetiva e objetiva está implícita na criação e na apreciação da música. Experimente agora mesmo, ouvir Mozart e Philip Glass. Ouça o Réquiem e Metamorphosis. Agora você é alguém, consciente, que está ouvindo alguma coisa. E sabe do que se trata.


Veja menos novela e ouça mais música, o tempo de duração é o mesmo. Treine a audição. Você pode começar com obras solo só piano, só violão, partir para os duetos, trios quartetos para daí seguir a complicações maiores.

A música inventada com esforço é  completamente diferente da maioria dos gêneros populares, que não fazem qualquer tentativa para alcançar uma profundidade de relacionamento e consistem principalmente em variações, de um momento para outro, em torno de um tema simples. O cérebro não pode conhecer os prazeres das relações profundas, se não há nem uma a observar.
Do livro Música, Cérebro e Êxtase.

Ney Villan é colunista do site Bandas de Garagem, guitarrista free-lancer, 
guitar coach e guitarrista da banda Pecado Capital.
 
Para saber mais sobre ele visite o My Space, ou 
vá aos shows da Pecado Capital nesse fim de semana:

21/11/09, Sábado
Cimber, São João Batista/SC.

22/11/09, Domingo
Galeão Music Bar, Canelinha/SC.


clique para ampliar:


 

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Aprenda a fazer Sushi



Eu já disse aqui que em Criciúma não existe sushi de qualidade. Agora surgiu uma alternativa: faça o seu próprio sushi!

A Código Gourmet vai dar uma aula sobre o assunto no dia 25 de novembro.
Saiba mais:

O sushi e o sashimi são iguarias da cozinha japonesa que embora existam há séculos adquiriram grande status na culinária moderna. Assim como tudo na cultura oriental os pratos são ricos em detalhes, cheios de segredos, truques e técnicas.

Em aula única, o Código Gourmet quer revelar e ensinar esses segredos aos amantes destes pratos tão apreciados. A aula acontecerá dia 25/11/2009 (quarta-feira), a partir da s 19:00h.

No curso, os alunos aprenderão a fazer diversos tipos de sushis e sashimis, como a preparação do arroz, temperos, corte dos legumes, frutas e peixes. Além de reproduzir receitas de diversos restaurantes, cada um poderá inventar o seu para quando quiserem surpreender a dois, com os amigos, ou família.

Menu da Aula:

*- Kappa-maki* *(Sushi com a alga para fora) - Uramak*i (Sushi
enrolado com a alga para dentro) - *Niguiri Sushi* (Bolinho de arroz
coberto com peixe ou frutos do mar) - *Temaki Sushi*(sushi enrolado no
formato de um cone) *Hot Sushi* (Sushi Frito)
Fica na Rua Amauri Dal Pont, sala 01. Bairro Comerciário.
3444-2077

Esse post vai especialmente para o @edujc e o @prof_michel

Estilo é tudo: Blogs gringos para se inspirar!

Pra quem curte moda, nada melhor do que acompanhar blogs de ''street Style''(moda de rua). É bacana ver o que as pessoas estão usando mundo afora, e a gente sempre acaba se inspirando com um look ou outro.
Toda esta diversidade só nos mostra o quanto a moda é rica(no bom e no mau sentido), ela serve à todos os gostos e estilos(bolsos também).
Fiz uma seleção de algúns blogs de street style, os mais legais em minha opinião. Entonces dá uma olhadinha e...inspire-se(ou copie)!


Tá, ok. Uma propagandinha das moçoilas da casa também é válido, aproveita e passa lá!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Estilo é Tudo: Vestido bandagem!



O modelo bandagem ou bandage dresses, foi criado pelo estilista francês Hervé L. Leroux em 1989(Hervé Léger). É caracterizado pela junção de diversas tiras ou bandagens, daí o nome.
O vestido já virou febre entre as famosas e fashionistas de plantão. São variadas as cores e os comprimentos. Mas quem deve e quem não deve usar?? Bem, o estilo se caracteriza por ser extremamente colado ao corpo. Então, podemos deduzir que, boa forma é um quesito fundamental.
Geralmente é indicado para as mulheres de corpo ampulheta. O bandage dresses pode ser sensual e elegante, quando usado de forma correta. Curvas avantajadas+ bandage dresses=cair na armadilha do vulgar.

Dica: Vestido bandagem+boyfriend blazer= Très chic! É uma ótima opção para festas não formais!

Estilo é tudo!:)

by Bibi

Como vocês podem notar, temos uma nova colaboradora no Tudo de Cri, é a Sabrina Machado, mais conhecida como Bibi, ou @bibi_diva no twitter. Bibi é produtora de moda, personal stylist e fashionista. Agora ela vai repartir aqui com a gente, todas as quintas-feiras, várias dicas sobre estilo e tudo que envolve o mundo fashion.
Conheça mais sobre Bibi, acessando:
Divagando sobre Moda
Divagando em Lorotas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Mostra de Cinema Francês

Ainda dá tempo de pegar um pouco da mostra de cinema francês do SESC.
Confira a programação dos próximos dias:

07/11 às 19h – A França (La France, 2007), de Serze Bozon.

08/11 às 18h - Até já (A tout de suíte, 2004), de Benoit Jacquot.

09/11 às 20h - Tudo Perdoado (Tout est pardonné, 2007), de Mia Hansen-Løve

10/11 às 20h - De volta à Normandia (Retour en Normandie, 2006), de Nicolas Philibert

A classificação etária é de 16 anos e a entrada é gratuita.

Desfile e Jantar com Natália Cassassola


O Brechó e Boutique Espaço 1098, de Alba e Mana Naspolini, convida para um jantar e desfile dia 13 de novembro, com a presença de Natália Cassassola. Os convites custam 30 reais.

Clique na imagem para ver todas as informações.

As Desejadas

As bolsinhas estilo Channel que um monte de meninas está a caça tem lá na Código da Moda...

Peça mostra mulheres guerreiras hoje no Teatro Elias Angeloni


Na sexta-feira, a partir das 21h, o teatro Elias Angeloni abre suas cortinas para o espetáculo Mulheres de Sangue, peça que explora a participação feminina na Guerra dos Farrapos. Apresentada pela Confraria dos Ritos, explora a visão das mulheres que, em busca de justiça e igualdade, criaram uma tropa que, supostamente, atuou durante o período da guerra unindo-se aos farrapos na luta contra as tropas imperialistas.

De acordo com a atriz criciumense Gabriela Benedet Ramos, 22 anos, que interpreta Anita Garibaldi e também é assistente de direção, as mulheres não se limitam ao trabalho doméstico e a criação dos filhos. "Elas vestem roupas de homem e vão, literalmente, à guerra", adianta. "O contexto é bem diferente do apresentado na Casa das Sete Mulheres e em outros espetáculos do gênero", garante. Por meio da visão dessas mulheres, o espetáculo mostra, em sua narrativa ágil e teatral, o que representou a Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, na época em que o Brasil era governado pelo Regente Feijó.

Com o texto original de Janssen Hugo Lage, a história mostra a infância perturbada de Bento Gonçalves e suas visões de guerra através de um quadro que sempre aparecia nos seus sonhos e foi anunciada em relato a mãe com apenas nove anos. O show explora ainda a visão das mulheres no período da guerra, rebelião gerada pelo descontentamento político que teve duração de uma década (1835 a 1845). O estopim para esta rebelião foi a grande diferença de ideal entre dois partidos: um que apoiava os republicanos (Liberais) e outro que dava apoio aos conservadores (Legalistas). Em 1835, os rebeldes Liberais, liderados por Bento Gonçalves da Silva, apossaram-se de Porto Alegre, fazendo com que as forças imperiais fossem obrigadas a deixarem a região. Começa então a ação de um grupo secreto de mulheres com armas de fogo e exímias na equitação, uma tropa de ataque feminina nos pampas.

Saiba mais:

Espetáculo: Mulheres de Sangue

Local: Teatro Elias Angeloni

Preços: R$ 20. Estudantes e idosos pagam R$ 10

Data: 6 de novembro, sexta-feira

Horário: 21h

Duração: 1h30min

Fonte: A Tribuna


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Já temos Garota Verão e concursos de misses, não precisamos que a Fundação Cultural promova concursos de beleza!

Em 2010 Criciúma comemora 130 anos. Como parte das comemorações a Fundação Cultural de Criciúma, veja bem, Fundação CULTURAL, resolveu promover um concurso de beleza, chamado Garota Criciúma - 130 anos. Agora me diz, com tantos eventos para se promover, eles resolvem comemorar o aniversário da cidade escolhendo a mais bela menina, através dos critérios beleza, postura, expressão corporal, simpatia e conhecimentos gerais!

Olha, aqui no Tudo de Cri sempre apoiamos e divulgamos as ações da FCC, mas essa não dá. Concurso de beleza realizado por um órgão que deve promover a cultura? Deve ser porque de eventos culturais, de bibliotecas itinerantes, de mostras de cinema, de incentivo a músicos e artistas nossa cidade já está tão cheia que é preciso mesmo investir tempo e dinheiro em concursos de "a mais gatinha"!

Por que não um concurso apenas de conhecimentos gerais sobre a cidade, então?
Ou de poesia? Ou de bandas? Grupos folclóricos? Tanto mais que poderia ser feito para celebrar os 130 anos da cidade e alguma mente num lapso de falta total de criatividade resolve fazer Concurso de Beleza! Com direito a divulgação no Jornal do Almoço e tudo mais. E mesmo que estejam fazendo outras ações de comemoração e o concurso seja apenas mais uma, mesmo assim, é algo totalmente desnecessário, fora de propósito e sem sentido.

Não promove a cidade, não promove a cultura e não promove a auto-estima dos cidadãos. Promove apenas o de sempre: meninas bonitas são enfeites; a beleza física tem lugar de honra na sociedade e outras coisas nada edificantes, que uma Fundação Cultural deveria ter vergonha de propagar.

Programação do Dia da Cultura

Em comemoração ao Dia da Cultura, amanhã (05 de novembro), a Fundação Cultural de Criciúma promoverá um evento na Praça Nereu Ramos, para homenagear todas as empresas, entidades e veículos de comunicação que colaboram e incentivam a cultura de Criciúma.

Programação:

10:00: Cerimônia de abertura do evento e apresentação com a Banda Cruzeiros do Sul.

10:30: Apresentação com Cristiano Lopes, pianista.

11:00: Entrega dos troféus “Amigo da Cultura” as empresas e parceiros da cultura de nossa cidade.

12:00: Encerramento do evento com “Opus quarteto”, uma apresentação musical de cordas com 2 violinos, 1 viola clássica e 1 violoncelo.


Boliche e Bar da Brahma inaugura amanhã


Inaugura amanhã o BBbowling - Boliche e Bar da Brahma, anexo ao Criciúma Shopping. A casa terá dez pistas de boliche, restaurante, petiscaria, música ao vivo diariamente e espaço para festas. A abertura da casa para o público em geral ocorre a partir das 19:30h.

O BBbowling funcionará todos os dias, das 10h às 2h, com entrada e saída pela parte interna do Criciúma Shopping e pela Avenida Gabriel Zanette.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Curso de Strip Tease e Massagem Erótica


Esse post é especialmente para as mulheres que querem apimentar sua vida sexual, descobrir melhor seu corpo e despir-se de inibições:

O Centro de Massoterapia e Estética Luminus promove o curso Deusas Luminus.
A programação do curso consiste em aulas sobre os seguintes temas:

Pompoarismo
Massagem erótica
Strip Tease
Segredos Sexuais
O lábio superior
Seduza seu amor

O curso é realizado durante um dia inteiro e haverá almoço opcional no local.

Quando: 14 de novembro
Onde: Rua Noel Rosa, 428, Lote 6, Criciúma
Inscrições: Luminus - Rua Tiradentes, 80, sala 1, Centro (na rua atrás da Farmácia do Sesi)
Fone: 3045-5250