quinta-feira, 2 de julho de 2009

Hora do Chai

Are Baba!

Eu não assisto a novela, mas a minha mãe sim, a todo volume. Por isso quando eu estive em São Leopoldo - RS e a mãe da minha amiga fez um Chai indiano na hora pensei em trazer a receita e fazer para a mamma.

Anote:

500 ml de água
500ml de leite
5 cravos
3 grãos de pimenta do reino
2 colheres de gengibre ralado
1 colher de cardamomo
5 saquinhos de chá preto
5 colheres de açúcar

O problema foi achar o tal do cardamomo. Só tinha na Ávila e custou 12 reais. Foi um soco na boca do estômago. No mercado público de Porto Alegre custa menos da metade, mas are baba, moramos em Criciúma.

O resto dos ingredientes achei sem problema no petit Angeloni.


Fiz a receita ontem e com muita desconfiança a família provou. Sou conhecida como a cozinheira maluca desde um incidente com curry que eu prefiro não comentar. Dessa vez novamente o meu exagero com condimentos foi motivo de gozação. Além disso, minha mãe, motivo do Chai, comentou: eca! vai leite!

Mas eu não desisto tão fácil e hoje fiz uma nova receita, com quantidades adaptadas.

Vamos lá:

Em uma panela coloque a água com todos os ingredientes, menos o chá preto e o leite. Eu coloquei 3 cravos, um toquezinho discreto de pimenta, três pedacinho de 1x0,5cm de gengibre (não ralei), uma boa quantidade de cardamomo (veja na foto abaixo) porque ele não arde e as 5 colheres de açúcar. Acrescentei um toque de noz moscada e um toque de açúcar de baunilha.

Deixe ferver por 5 minutos.


Acrescente o leite e o chá preto. Eu coloquei só 3 saquinhos.


A receita pede para ferver por 1 minuto com o leite, mas ele sobe e forma uma película que eu acho nojenta. Então depois de colocar o leite eu deixei o fogo bem baixo e mexi até levantar fervura, só pro chá soltar bem a cor e o sabor.


Pronto. Dessa vez houve uma resposta um pouco melhor aqui em casa. Eu adorei. É bem refrescante se bebido gelado, por incrível que pareça. O engraçado é que faz anos que eu pago os olhos da cara pelo Chai Latte na Starbucks e o sabor é exatamente esse. Rá! Não preciso mais deles.

Tic.

4 comentários:

  1. Pensei a mesma coisa que a tua mãe:Éca,vai leite...

    ResponderExcluir
  2. Essa receita não teria vindo em melhor hora!
    Minha mãe foi numa loja de produtos naturais, provou o Chai e voltou fascinada!
    Agora já tenho o truque na manga pra fazer um mimo pra ela, rs

    O difícil vai ser encontrar o tal do cardamomo aqui em Braço do Norte.

    ResponderExcluir
  3. Olá..
    Também adorei o thai.
    Mas para quem gosta de produtos naturais, gostaria de falar sobre as propriedades dos óleos extravirgens de linhaça, girassol e canola. Eles ajudam a baixar o colesterol, fornecer energia extra e ajuda aumentar a imunidade, muito importante nesses dias de vírus Influenza A atacando.

    ResponderExcluir
  4. VALEUUUUUUUUUUUUUU VOU TENTAR! EU TB AMOOO O DO STARBUCKS, MAS É CARO MESMO, E NEM TODO DIA TA GOSTOSO, DEPENDE MUITO DE QUEM FAZ LA NA HORA...
    OBRIGADA, BJS

    ResponderExcluir

Deixe seu recado. Exponha sua opinião.