domingo, 30 de agosto de 2009

Fundação Fênix faz exames em fumantes



O sábado foi de orientação na Praça Nereu Ramos. Voluntários da Fundação Fênix de Apoio aos Portadores de Insuficiência de Órgãos ofereceram informações sobre tabagismo e realizaram exames em fumantes e ex-fumantes. As atividades do Projeto “Prevenção na Praça” foram para lembrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Natalina Lemos, 42 anos, procurou a Fundação na Praça para fazer os exames porque tem o desejo de parar de fumar. Fumante desde os 16 anos, ela acredita que desta vez vai conseguir. “Vou procurar ajuda porque sei que o cigarro faz mal. Se precisar tomar medicamento também tomarei. Quero largar o vício”, declarou.

Segundo o coordenador do evento, o pneumologista Fábio Souza, as pessoas em que os exames detectaram qualquer problema foram encaminhadas para o ambulatório da Unesc para um acompanhamento. “Tem pessoas com a capacidade do pulmão comprometida e algumas até necessitando de medicamentos, por isso estamos indicando um atendimento mais pessoal”, informou.

Para o nefrologista Júlio Rocha o evento atingiu o seu objetivo em chamar a atenção da população para a importância do pulmão na vida das pessoas. “Teve mais procura que o esperado. Isso nos avaliza para fazermos mais atos como o de sábado e com uma estrutura ainda maior. Desde as primeiras horas já tivemos filas. Foi muito bom”, avaliou.

Fizeram exames para medir a capacidade pulmonar e o índice de monóxido de carbono cerca de 100 pessoas. Os aparelhos usados para efetuar os testes foram fornecidos por colaboradores do projeto, os laboratórios Pfizer e Boehringer Inglheim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Exponha sua opinião.