quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pilates: benefícios para todos



O queridinho das celebridades

Quem nunca praticou Pilates, mas já ouviu falar da modalidade, provavelmente viu-a associada à cantora Madonna, que tem exibido um corpo cada vez mais enxuto e definido por conta dessa atividade. Muitas são as celebridades que elegeram o Pilates como uma maneira de manter a forma, melhorar a postura, ganhar fôlego e relaxar. E de fato o Pilates faz tudo isso, pois a técnica reúne exercícios de ioga, respiração, equilíbrio e postura.

Os famosos realmente impulsionaram a popularização dessa atividade física. A atriz Christine Fernandes perdeu os 22 quilos ganhos durante a gravidez apenas com uma alimentação saudável e aulas de Pilates três vezes por semana. Christine aderiu ao Pilates porque queria algo que desse resultados, mas que fosse também relaxante. “Escolhi me exercitar em um estúdio perto de casa. Facilita a vida e ajuda a espantar a preguiça. Visto uma roupa confortável, um chinelo e caminho 100 metros. Isso é qualidade de vida. Saio das aulas com um tremendo bem-estar e com a sensação de que malhei bastante e meus músculos foram bem exigidos”, afirma a atriz.

Outra atriz que utilizou o Pilates para voltar à forma após ganhar bebê é Carolina Dieckmann. Ela começou a praticar um mês após o parto e logo estava exibindo sua barriguinha chapada na TV e em revistas.

Homens aderem à modalidade


Mas não são apenas as mulheres que tem visto bons resultados. Brad Pitt e David Beckhan também já confessaram sua paixão pelo Pilates. Beckhan inclusive revela que reduziu sua gordura corporal de 13,7% para 8,5% por conta das aulas de Pilates, que ele pratica todos os dias. O ator brasileiro Iran Malfitano iniciou as aulas de Pilates a conselho da amiga Deborah Secco (outra entusiasta da modalidade). Iran sofreu um acidente ao cavalgar e como conseqüência ficou com dores fortes na coluna. Depois que aderiu ao Pilates ele afirma que melhorou antes do tempo previsto pelo ortopedista e, de quebra, perdeu seis quilos e definiu ainda mais os músculos.

Uma boa opção para quem passa muito tempo sentado

Porém o Pilates não é exclusividade dos famosos, atores e cantores que usam o corpo para interpretar, cantar e dançar. O Pilates também traz muitos benefícios àquelas pessoas que precisam passar muitas horas trabalhando sentados, diante de um computador. Os prejuízos que o uso excessivo do computador pode causar são inúmeros, dentre eles LER (lesão por esforço repetitivo), tendinite, escoliose, lordose e, claro, fortes dores e desconforto. É difícil manter uma boa postura durante o uso do computador, o que pode acarretar até mesmo problemas estéticos como abdome proeminente e seios caídos. Mas muitas pessoas, realmente, não têm como diminuir seu tempo sentadas, digitando e utilizando o mouse. É preciso fortalecer a musculatura e fazer exercícios posturais para que elas não fiquem tão suscetíveis a esses problemas. É aí que entra o Pilates! Com o Pilates todo o corpo é trabalhado, de modo a corrigir os desequilíbrios musculares que causam a má postura. O publicitário Bruno Seixas pratica Pilates há 6 meses e já sentiu uma melhora na postura e o alívio de constantes dores nas costas, resultantes das 8 horas diárias que ele passa diante da tela do computador. Bruno também pratica corrida e sente que o Pilates melhorou seu rendimento. “O abdome fortalecido faz com que as passadas sejam mais firmes e o tronco esteja sempre na melhor posição para o exercício”, afirma Bruno.

Carol Linden, também publicitária, iniciou o Pilates por recomendação de um ortopedista, por causa de duas fortes crises de dores na coluna. A publicitária já chegou a praticar duas vezes por semana e afirma que nessa frequência o resultado estético apareceu rapidamente. Hoje ela pratica apenas uma vez por semana, mas nem pensa em parar, já que as dores na coluna aliviaram muito.

A jornalista e fotógrafa, Andressa Reze, de 25 anos, também sofre de problemas posturais devido ao tempo excessivo sentada, mas some-se a isso o fato de ela carregar os pesados equipamentos fotográficos, o que já lhe causou tendinite e dores nos joelhos. "Eu pratico há uns 4 anos. Hoje, depois de todo esse tempo de prática do pilates, reduziram muito as dores que eu sentia pra trabalhar e no joelho. As tendinites também aparecem com uma frequência menor”, comemora Andressa.

Atletas melhoram seu desempenho com a prática do Pilates


Mas não é apenas para sedentários que o Pilates pode ser útil. Atletas também sentem os benefícios e até percebem uma melhora em seu rendimento nos esportes com a prática do Pilates. É o caso de Leonardo Schilling, nadador criciumense, de 16 anos de idade. Leonardo já foi destaque na categoria Juvenil, foi campeão brasileiro estudantil em 2007 e campeão sul brasileiro este ano. O treino de natação de Leonardo é puxado (em média 5 horas por dia), por isso ele já teve lesões nas costas, rompimento muscular e tendinites. Após uma dessas lesões, seu médico recomendou o Pilates como parte de um processo de recuperação. Isso foi há 9 meses e hoje Leonardo já não sente mais as dores dessas lesões e nota que o Pilates melhorou sua flexibilidade, força e resistência. Após iniciar a prática o jovem nadador ganhou 3 medalhas de ouro no estadual de velocidade.

Leonardo pratica Pilates na Kantamá, sob a supervisão da fisiterapeuta Anna Paula Durante Fernandes. Visite o site da Clínica Kantamá e conheça mais sobre os profissionais que lá atuam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Exponha sua opinião.