sexta-feira, 22 de maio de 2009

No "Farol Shopping" Hugh Jackman fala Português e quem paga o pato é você


No orkut há mais de 380.000 participantes na comunidade "Eu odeio filme dublado", isso só na mais popular das 27 comunidades com o mesmo título. Filme dublado só se for aqueles da Sessão da Tarde, que já nos acostumamos a assisti-los dublados. Mas o cinema do Farol Shopping, de Tubarão, não só ignora esse fato, como ignora também que o público deva ser informado de que está comprando entradas para uma versão dublada de um filme.

Ainda se fosse uma animação não seria de se estranhar tanto, mas Wolverine dublado?! Tudo bem que há louco pra tudo nesse mundo, mas o cinema deve, no mínimo, colocar um aviso grande e bem visível no cartaz do filme e não uma pequena observação, digitada no word e impressa em folha ofício, lá no alto da bilheteria.



Claro que saímos logo que percebemos que o filme era em português e, lógico, fomos pedir nosso dinheiro de volta. Tivemos então que suportar aquele despreparo básico dos funcionários, dando risinhos debochadas e dizendo que a culpa era nossa de não sabermos que estávamos entrando em uma sessão dublada. A gerente (ou algo que o valha) chegou a dizer que estávamos errados porque não tínhamos consultado antes a programação na Internet ou no jornal - pois lá informava quais os horários dublados ou legendados. Muito bem, então ninguém chega no Shopping, vê os cartazes dos filmes que estão sendo exibidos e, sem planejamento prévio, decide assistir um deles? Com cartazes como esses na entrada, alguém iria imaginar que os filmes não eram legendados?
Qualquer pessoa que costuma, ao menos de vez em quando, frequentar cinemas sabe que o mais usual é que os filmes sejam exibidos em sua língua original. Mas o Farol Shopping supõe que seus frequeses estejam loucos para ver o Hugh Jackman falando em português! E ai de quem reclamar de não ter sido avisado! Afinal de contas, todo mundo olha bem pra cima antes de colocar a cara no buraquinho da bilheteria para comprar seus ingressos, não é?! Ah, me poupem! Vão aprender a administrar um cinema de verdade! Não adianta só construir salas grandes e colocar telas enormes (até porque as cadeiras são horríveis). Mas aprendam a tratar bem o cliente, dando-lhe a informação necessária de uma forma clara.

E, por favor senhores administradores do Farol Shopping, treinem bem seus funcionários, para que quando haja um contratempo, eles saibam dizer as palavrinhas básicas: "desculpe-me", "por favor", "já vamos resolver" e "o senhor tem razão". E não tratar o cliente como alguém que está fazendo tempestade num copo d`água e querer convencê-lo de que está errado.

27 comentários:

  1. Putz, ninguém merece filme dublado, ainda mais no cinema...e a voz do Hugh é linda(assim como ele)!!!!!!
    :D

    ResponderExcluir
  2. Revoltante. Protestamos para caramba. Filme dublado é coisa pra analfabeto, sem preconceito. Nem cinema mudo dá pra ver dublado. É revoltante de novo. Tem mais, nós aqui não vamos mais no Cinema do Farol. Melhor, não vamos mais naquele Shoppindo do capeta. Quer saber? Riscamos Tubarão do mapa. Tchau. Deu. Demonhedo.

    ResponderExcluir
  3. Realmente é uma situação muito chata, porém, te digo de carteirinha, o hábito aki na região (sem generalizar) é que as pessoas realmente preferem filmes dublados, eu vim do RS já há 7 anos e custei a me acostumar com isso, pois lá a maioria só assiste a filmes legendados, e achei muito interessante logo que cheguei, que uma locadora perto de minha casa, só tinha filmes dublados por isso fiquei sabendo do costume daki... obrigada

    ResponderExcluir
  4. Meu comentário é acerca do preparo dos funcionários, realmente, é só no Sul de Santa Catarina que o cliente nunca tem a preferência...
    Taize Pizoni

    ResponderExcluir
  5. E eu louco para assistir Anjos e Demônios e só tem dublado...vou esperar e baixar na net.

    ResponderExcluir
  6. Muito bem, já reclamei horrores e eles izem que o publico prefere as copias dubladas. Não sei de onde titaram essa conclusão...Atraso de vida...

    ResponderExcluir
  7. penso que todos gostam de ir ao cinema, inclusive os analfabetos... mas analfabetos são somente os que não sabem ler, ou também aqueles que não conseguem ler um aviso escrito no word, ou ainda entender que o dono do cinema coloca o filme que ele quizer da forma que ele quizer pra ir quem quizer, se não estão satisfeitos não vão, afinal o cinema é pago e paga quem quer... penso que estão queimados pelo fato de não adimitirem que com toda intectualidade cometeram essa desvaneio, ahuahauhauah

    ResponderExcluir
  8. CONCORDO PLENAMENTE COM O COMENTÁRIO ANTERIOR, E COMO CLIENTE DO CINEMA POSSO DIZER QUE OS AVISOS QUE FICAM NA BILHETERIA FICAM BEM À VISTA, E POR SINAL BEM EM CIMA DO BURAQUINHO ONDE NOS COMINICAMOS COM A BILHETEIRA, SERIA, POSSO DIZER IMPOSSÍVEL, NÃO VER O CARTAZ, QUE MESMO FEITO NO WORD, É SIM, BEM VÍSIVEL AOS OLHOS DE QUALQUER SER HUMANO ALFABETIZADO.

    ResponderExcluir
  9. OLHA, EU NÃO CONCORDO COM ESSE COMENTÁRIO, POR QUE TENHO FILHOS PEQUENOS QUE GOSTAM DE IR AO CINEMA E NAO TEM TANTA RAPIDEZ PRA LER AS LEGENDAS, E A RESPEITO DOS FUNCIONÁRIOS, SOU CLIENTE COMO TODO MUNDO, MAS NAO ACHO LEGAL QUE AS PESSOAS DESTRATEM OS FUNCIONÁRIOS OU QUALQUER OUTRA PESSOA, TODO MUNDO MERECE RESPEITO E EU JÁ VI NESSE CINEMA MUITOS CLIENTES COMO VCS DESTRATAREM FUNCIONÁRIOS COM MUITA IGNORÂNCIA E ARROGÂNCIA, E AINDA ACHO QUE VCS DEVIAM TAMBÉM SE COLOCAR NO LUGAR DELES E SEREM MAIS HUMILDES...
    COM CERTEZA EU PREFIRO FILME DUBLADO, NAO TENHO NADA CONTRA QUEM GOSTA DE FILMES LEGENDADOS, MAS COM TODA CERTEZA A MAIORIA DAS PESSOAS GOSTAM DE FILMES DUBLADOS E SE O CINEMA FAROL FOSSE SE SUSTENTAR COM FILMES LEGENDADOS, JÁ TERIA FECHADO A MUITO TEMPO POR FALTA DE PÚBLICO.

    ResponderExcluir
  10. é verdade concordo com a pessoa aí de cima...falta de informaçao??!!se a propria foto mostra claramente q as pessoas sao informadas q o filme é dublado,alem do site e do jornal.SÓ SENDO MTO ANALFABETO MESMO P NAO ENTENDER.e quanto ao atendimento,eu trabalho direto com o publico tbm,ninguém é obrigado a ser educado com quem ja sai de casa com o intuito de perturbar e umilhar quem sai de casa p trabalhar.se quer ser tratado com educaçao,seja educado vc tbm...

    ResponderExcluir
  11. OLHA VOU DIZER UMA COISA, MORO EM TUBARÃO E SOU CLIENTE DO ESPAÇO FAROL DESDE QUE ABRIU, E JÁ FUI ASSISTIR A FILMES QUE NÃO TINHAM PÚBLICO NENHUM APENAS POR QUE ERAM LEGENDADOS, POSSO DAR UM EXEMPLO COMO O FILME "A MÚMIA 3" ENQUANTO QUE QUANDO OS FILMES SÃO DUBLADOS, JÁ CANSEI DE CHEGAR LÁ E NÃO TER MAIS INGRESSOS PARA VENDER POIS A SESSÃO JÁ ESTAVA LOTADA. OBSERVANDO ISSO POSSO DIZER QUE A "GRANDE MAIORIA" DOS TUBARONENSES PREFEREM FILMES DUBLADOS E NÃO LEGENDADOS, A PROVA DISSO É VOCÊ VIRAR CLIENTE E OBSERVAR COMO CAI O PÚBLICO QUANDO O FILME É LEGENDADO, E COMO DISSE O COMENTÁRIO ACIMA, TALVEZ NÃO POR QUE AS PESSOAS SEJAM ANALFABETOS, MAIS TALVEZ APENAS TENHAM UMA CERTA DIFICULDADE EM ACOMPANHAR A LEGENDA DO FILME, PRINCIPALMENTE FILMES DE AÇÃO.
    E OLHA QUE O AVISO DE CÓPIA DUBLADA FICA QUASE NA CARA DOS CLIENTES, É CLARO QUE SE SÃO BAIXINHOS COMO EU AI SIM DIFICULTA, MAIS EU SEMPRE ENXERGUEI...

    ResponderExcluir
  12. Em todos os bons cinemas, a informação sobre se o filme é legendado ou dublado é colocada, em letras garrafais, no cartaz do filme. Eu espero que o comentador anônimo que disse gostar de levar seus filhos pequenos ao cinema não imagine que Wolverine é um filme para crianças.

    ResponderExcluir
  13. Não saí de casa com o intuito de perturbar e humilhar funcionário algum. Aliás, a funcionária da bilheteria já apresentou má vontade desde o início, quando fomos comprar os ingressos. Mas isso é apenas reflexo da falta de preparo das pessoas que lidam com o público em nossas pequenas cidades.

    ResponderExcluir
  14. Me desculpe mais isso ja foi comprovado que todos gostam de dublados nem Deus agradou a todos.....o melhor que tem é quer assistir sim ou não? n qr vai embora e esperar na locadora ou baixa na internet e vem casa na sua pequena televisão que com certeza ninguem tem cinema em casa!!!!ninguem é obrigado assistir filme nenhum, não quer tem um monte na fila esperando...

    ResponderExcluir
  15. Filme dublado é a coisa mais triste e cinematograficamente brochante que existe. Sugiro que aqueles que não conseguem acompanhar legendasd treinem sua velocidade de leitura lendo bons livros. Alguns são mais baratos que entradas de cinema.

    Eu sei o dia em que eu deixarei de ir ao cinema: o dia em que só houver filmes dublados.

    ResponderExcluir
  16. Realmente, uma comunicação ao estilo "Gambiarra".

    Masssss.. gosto é que nem bunda né, cada um tem a sua hehehe. Todos tem que respeitar a decisão de colocar filme dublado, mas o impordoável no caso é o fato de como foi informado que seria dublado.

    Como diria É complicado, é complicado.

    ResponderExcluir
  17. Primeiro que não foi "Deus" que não agradou a todos e sim Jesus Cristo.

    Todos tem o direito de assistir o filme na linguagem predileta. Em cinemas eu prefiro filmes dublado, pois algumas produtoras põe legendas na cor branca e fica complicado para mim ler. Logico que perco mto conteudo por causa disso, mas o detalhe bom é que posso conferir todos os efeitos especiais e a parte de encenação com mais detalhe.

    Faltou um pouco de atenção da parte de vocês ao assistir ao filme, logicamente. Sempre que eu vou assistir, eu procuro em cartaz e sempre pergunto ao cara do cinema. Porém, ninguem é obrigado a fazer isso e pode entrar no susto pra ver mesmo. As vezes da a louca na gente.

    Porém, o despreparo dos funcionarios é uma coisa que eu não duvido que tenha ocorrido. É comum pedirmos dinheiro devolta e ser mau atendido pelos atendentes. Bom, acreditando na boa educação de vocês, espero que voces não os tenha tratado de forma humilhante para receber tal tratamento.

    O negocio é que, faltou preparo dos atendentes e um pouco de atenção de vocês.

    Só que: Atenção, vocês não são obrigados a ter. Agora, educação, os funcionarios são obrigados a ter (ou seriam).


    Abraços.

    @manicomio

    ResponderExcluir
  18. Fácil perceber que quem gosta de filme dublado não sabe sequer escrever.

    ResponderExcluir
  19. Acredito que, via de regra, os filmes que estão no cinema são legendados... então, como disseram, a pessoa nem se obriga a perguntar se é dublado porque tem ctza que será legendado. O correto seria colocar uma faixa em cima do cartaz avisando às pessoas que é dublado, e nao colocar um aviso na bilheteria que, possivelmente, ninguém irá olhar.
    E eu concordo com o comentário acima: quem prefere dublado nao sabe escrever, pois, consequentemente, não leem. e só escreve bem quem tem o hábito da leitura. só assim pra conseguir escrever +- ok! ficaadica

    ResponderExcluir
  20. Que a maioria dos Tubaronenses prefere filme dublado é fato e eu lamento. No filme legendado o áudio é melhor e você não corre o risco ter que aturar uma mocinha com voz de vovó e vice-versa. Concordo que os filmes infantis sejam dublados. Aliás os filmes de animação dublados eu assisto sem reclamar. Mas é como dizem: mau gosto é mau gosto. Quanto aos avisos do cinema do Farol aí sim tenho do que reclamar. Certa vez queria assistir a um determinado filme, conferi o horário no jornal mas só chegando lá na bilheteria fui informado de que, naquele dia, aquele horário estava destinado à uma pré-estreia. Que desatenção a minha! Eles tinham colocado o aviso numa bela folha branca tamanho A4 escrita em fonte 14, colada na lateral da bilheteria, um local que não tem circulação nem de moscas.Como sou distraído!

    P.S: dizer que A Múmia 3 não tinha público só porque era legendado é piada, né? Diz que sim, por favor.

    ResponderExcluir
  21. certo , mas os hoarios do jornal não problema do cinema e sim de publica nos jornais.Pois o pessoal de tubaro tem certa dificuldade de ler as coisas e saber interpretar......Pois hoje não só analfabetos,que preferem filmes dublados até universitários....????
    Cada um tem o seu gosto esta mulher que escreveu bateu foto, ela mesmo se humilhou pois la em cima esta Cópia dublada!!!!!!!!!Não enxergou ?? ou sera que só foi para pertubar que estava trabalhando!!!!TEm que ter um pouco mais de atenção!!!!!Porque se vc vai numa loja a vendedora não obrigada a saber qual é seu numero!!!!!cada uma mesmo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  22. Para agradar Gregos e Goianos, nós da Cia Cinematográfica Cidade Azul, doravante faremos o que segue :
    A)anúncio Sonoro de que o filme a ser exibido o será por dublagem:
    B) anúncio de legendas para filmes legendados.
    Obs1: Não necessariamente nesta ordem
    Obs2: revogam-se as disposições em contrário

    ResponderExcluir
  23. Carlos Augusto Martins Viana3 de julho de 2009 às 16:18

    Olá.
    Sou da região de Tubarão, e como não tenho nenhum outro lugar para ir no cinema, vou no cinema do Farol Shopping. Não tenho nada contra filmes legendados, muito menos contra filmes dublados, cada um com o seu.
    Porém quero deixar minha humilde opinião:
    Não acho certo os escritores dos comentarios acima ficarem trocando "elogios", como analfabetos e tal, isso é baixo, e foge do tema da discussão.
    Todas as guerras da história aconteceram por causa do mal entedimento da cultura alheia, não estou dizendo que que todos acima vão se degladiar, mas seria melhor para todos se cada um pudesse ter a propria opinião, sem ser atacado por pensar diferente.

    ResponderExcluir
  24. Sou natural de Tuba; toda vez que passo pela cidade e consequentemente, no deplorável "Shopping" (não é exatamente um shopping) me deparo com esse tipo de bizarrice.
    Pior, o atendimento ali é realmente falho. Carteirinha de estudante mesmo? Só provando que mora na cidade, porque da Estácio, da UFSC, da UDESC? Não.. não aceitamos "turistas".
    E as salas são ruins também. Coisa que não mais farei é assistir filmes por lá.

    ResponderExcluir
  25. Eu penso que um cinema deve atrair todos os públicos. O Farol Shopping insiste na idéia do filme dublado. Realmente para algumas pessoas isso não faz diferença, mas para mim, meu marido, meu irmão e mais umas 30 pessoas da minha rede de contatos, isso faz sim, muita diferença.
    Acredito que a opção mais válida é que houvem 2 cópias de cada filme (com horários alternados). Assim os vários públicos seriam atingidos.
    Ultimamente o Cinema do Farol Shopping tornou-se uma matinê constante...não passa nenhum filme bom, com conteúdo e que realmente te faça pensar. O que flui por lá é Animação e Comédia Romantica...
    Isso tem que mudar.

    ResponderExcluir
  26. Com certeza para vc e mais trinta pessoas, ja o dublado é bem mais que isso.Mta gente não gosta de filme dublado, mais acabam ate vendo mesmo assim se é o contario, a pessoa não acompanhar a legenda.Para isso o cinema opta pelo dublado.Afinal ele vendem filme, tem que optar pelo publico maior, pois a menoria gostam de legendados!!!!Um Feliz Natal e pensem bem antes de escrever!!!

    ResponderExcluir
  27. Qualquer pessoa em sã consciência ao entrar em um shopping pra ver um filme vai se informar sobre o mesmo. Informações básicas: tema, se dublado, legendado ou se em libras, enfim.. Claro que ao ler os comentários o que se vê é uma total falta de educação com as pessoas que estão lá para trabalhar. Sempre fui muito bem tratado pelos atendentes, as condições das salas são ótimas, modernas, confortáveis, assim como nos shoppings de grandes cidades. Agora, Juliana Dacorégio, espero que as pequenas cidades das quais você esteja falando seja a mesma na qual você mora, que eu nem imagino qual seja, visto que nem uma sala de cinema deve ter. Raph4 (isso é nome??) sendo você um tubaronsense penso que deveria ser um pouco mais educado com o povo de sua cidade natal. O shopping é "deplorável" por quê? O que tem de errado nele? Porque a empresa que administra o cinema não aceita as "suas condições". Nota-se que o estudo não lhe trouxe bom senso ainda. PutzGraça( isso é nome também??) pode riscar o shopping do mapa sim , o "demonhento". Palavras bonitas essas, imagina-se a origem delas e inclusive das pessoas que as pronunciam. É isso, a internet está aí, escreve-se qualquer coisa, de tudo e de todos, educação como se sabe não existe, o negócio é depreciar os outros. Cabe aqueles que tem um mínimo de inteligência ler e tirar suas próprias conclusões.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado. Exponha sua opinião.