sexta-feira, 29 de maio de 2009

Aventuras Provisórias e Proibidas

A Gerência Regional de Educação da Região Carbonífera, no Sul de Santa Catarina, concluiu nesta semana o recolhimento de 6.236 exemplares da obra Aventuras Provisórias, do autor catarinense Cristovão Tezza. Em todo o Estado, foram recolhidos mais de 130 mil exemplares. A determinação partiu da Secretaria de Estado da Educação há cerca de duas semanas. O motivo teria sido o uso de palavras inadequadas, segundo avaliação de professores que tiveram acesso ao título antes da distribuição aos alunos do ensino médio da rede estadual. O conteúdo descreve, por exemplo, trechos de relações sexuais (leia trecho abaixo).

Arcângelo Nuernberg, gerente regional de Educação na Região Carbonífera, avalia que o ideal seria que os professores fossem preparados para o debate com os alunos do ensino médio — na faixa dos 15 aos 18 anos, na média.

— O livro constava na lista de obras preparatórias para o vestibular ao lado de clássicos como Menino do Engenho, de José Lins do Rego, Melhores Poemas, de Luis Delfino, e Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Acredito que a obra de Tezza não será substituída por outra — disse Nuernberg.

Assistente diz que vocabulário é chulo

A assistente técnica pedagógica do Colégio Estadual Governador Heriberto Hülse, no Bairro Próspera, em Criciúma, Maria Gorete da Silveira, considera que o livro de Tezza tem uma boa história e um enredo interessante, que se passa na Ilha de Santa Catarina. Entretanto, classifica o vocabulário “chulo e em alguns parágrafos a relação sexual é abordada de maneira banal”.

— O vocabulário é exagerado e essas palavras queremos extingui-las da boca dos alunos, banir do ambiente escolar. O aluno não está preparado para receber esse conteúdo — avalia Maria Gorete.

A coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Santa Catarina (Sinte), Janete Medeiros, não acredita que o conteúdo do livro enriqueça o vocabulário dos estudantes. E que apesar de ser uma obra de um autor conhecido, premiado e o livro indicado para o vestibular, usa palavreados “baixos”.

Diretor avalia que obra é credenciada

O diretor de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação, Antônio Pazeto, afirmou que, quando se trata de livros de literatura brasileira, reconhecidos e credenciados em instituições como a Academia Brasileira de Letras e Associação Catarinense de Literatura, eles já têm seu valor literário comprovado.

Na manhã desta quinta-feira, Pazeto disse que o livro não foi lido antes da distribuição. E frisou:

— Este livro do Tezza não foi lido antes, reconhecemos. Como o autor é moderno, novo, poderíamos ter lido, mas não lemos. Como em uma gerência um professor observou termos e abordagens que não eram pertinentes ao ambiente escolar, pedimos que quatro professores lessem e nos fizessem uma avaliação.

À tarde, ao ser novamente consultado pela reportagem, se contradisse:

— Eu não li o livro. Mas a comissão de avaliação do livro leu e considerou adequado do ponto de vista literário.

Escritor afirma não ter controle sobre uso da obra

Cristovão Tezza afirmou, na tarde desta quinta-feira, que não há nada a dizer a respeito do assunto. Para ele, cabe ao professor adotar ou não seus livros, de acordo com seu método e seus critérios de adequação à faixa etária dos alunos.

— Várias vezes romances meus foram adotados em escolas e vestibulares. Obviamente, não tenho e nunca tive controle sobre isso — argumentou via e-mail.

Cristovão Tezza afirmou, ainda, que como autor envolvido, sente-se eticamente impedido de dar palpite sobre o recolhimento dos livros. E finaliza:

— Trata-se de uma questão didático-pedagógica, que deve ser tratada com frieza e bom-senso. De qualquer modo, faço votos de que o problema encontre uma boa solução.

O livro

O romance Aventuras Provisórias foi lançado originalmente na década de 1980 e recebeu o Prêmio Petrobras de Literatura Brasileira em 1987, como o segundo lugar na categoria novela. A obra narra o reencontro inesperado entre dois amigos de infância.

Um deles, saído dos porões da tortura do regime militar, induz o outro a percorrer um difícil e tortuoso caminho em busca da auto-realização.

Um dos “trechos polêmicos”:

— A tua grande fraqueza — me disse Mara na cama, a primeira vez, quando eu broxei vergonhosamente mesmo depois de baixar a calcinha dela com os dentes e chupá-la como um pêssego maduro, na boca um gostinho de sal molhado — é que teu orgulho te castra. Disfarçadamente, você exige que todos te dêem atenção, te bajulem, te achem o máximo. Se alguém recusa o jogo, mesmo sem maldade, como eu (e olhe, eu gosto muito de você, você é sensível), você entra em pane e fecha a Couraça.

http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2526517.xml

Fonte: Blog do Luis Nassif

Update: Leia a resposta de Cristovão Tezza sobre a polêmica de Aventuras Provisórias: Não me adotem.

3 comentários:

  1. Boa tarde. Aceita parceria com o Blog www.piraodagua.net? É um blog de Imaruí - SC.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Controverso...Sinceramente como pai não vejo problema que meu filho leia um livro como esse.Mas a que se respeitar a decisão de outros pais.Mas ficou um ranço de censura no caso...

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju estou divulgando o tudo de Cri como você me pediu e você não está usando meu banner. Só por que ele é antigo e feio ! Em breve vou criar um novo .
    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe seu recado. Exponha sua opinião.