quinta-feira, 18 de junho de 2009

Oficina de Fotografia Pinhole

A palavra PINHOLE se pronuncia PIN-HOLE e traduzida ao pé da letra quer dizer buraco de agulha.

Nessa modalidade de fotografia nós montamos a nossa própria câmera a partir de uma caixa ou lata bem vedada, que não deixe passar luz. O processo é muito simples, basta fazer um micro furinho, do tamanho da ponta de uma agulha (por isso o nome da técnica) em um lado da lata e no outro colocar um papel fotográfico fotosensível.

A gente leva a lata com o furinho tapado até onde queremos fazer a foto, acomodamos a lata e destapamos o furo. Depois é só tapar de novo e ir para o laboratório revelar. Como o furinho é muito pequeno, o tempo de exposição é bem mais longo do que o de uma foto normal, variando de alguns segundos até horas.

No fim as partes mais mais claras da imagem vão ter sensibilizado o papel, e as mais escuras não. Por isso a imagem se formará em negativo. Para fazer o positivo da imagem é só colocar o negativo em cima de outra folha de papel fotosensivel e disparar a luz, já no laboratório.

Pode parecer complicado, mas é muito divertido fazer imagens em pinhole. Eu fazia bastante quando era monitora no laboratório de fotografia da UFRGS, mas como não dá para fazer o processo sem um laboratório de revelação manual, eu nunca mais brinquei com a minha latinha.

Agora você também pode experimentar!

O SESC, em parceiria com o Curso de Artes Visuais da UNESC e a Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes de Içara, está promovendo uma Oficina de Pinhole nos dias 22 e 23 de Junho. A oficina é gratuita e cada aluno deve apenas levar a sua propria lata metálica (tipo as antigas de Nescau com tampa metálica ou aquelas de panetone, desde que seja com tampa metálica). Quem vai dar o curso é o fotógrafo e artista plástico Álvaro de Azevedo Diaz.

Os horários serão: dia 22 de junho das 18h às 22h e dia 23 das 13h às 18h e das 19h às 22h. Para se inscrever ligue para o Setor de Cultura do Sesc Criciúma: 3437-7183 As vagas são limitadas!

Algumas experiências que eu fiz lá em Porto Alegre:

Auto-retrato com um poste (15 segundos de exposição)

Laboratório de Interação Mediada por Computador (2 horas de exposição)

A primeira imagem é o negativo e a segunda o positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado. Exponha sua opinião.