terça-feira, 23 de junho de 2009

Ganhe um livro de crônicas bem humoradas e descubra o mistério do PutzCri

O blog PutzCri (ou PutzGraça) tem pouco tempo de vida (acho que surgiu na mesma época do Tudo de Cri), mas já causou polêmica com personalidades "famosas" da cidade como Adelor Lessa e Romana Remor, gerando, inclusive, respostas diretamente deles para o blog. Mas o PutzCri não faz críticas vazias. Mesmo quando a gente não concorda, é impossível dizer que não tenham fundamento. Outra coisa legal do PutzCri é que de vez em quando eles desenterram umas palavras e expressões que quem vive em Criciúma com certeza já ouviu, como "rebuceteio" e "demonhedo", por exemplo.

É bom lembrar que há um mistério envolvendo o blog: quem são os autores do PutzCri? Eles não se revelam, apesar de que aqui no Tudo de Cri temos suspeitas fortes envolvendo um certo blogueiro. Porém, um dos autores das críticas bem humoradas do blog anônimo é escritor nas horas vagas, com 4 livros publicados. Desde quando um escritor consegue ficar anônimo por muito tempo? Já dizia George Orwell que "todos os escritores são vaidosos e egocêntricos", em maior ou menor grau. Creio que ele não vai se incomodar de ver aqui a capa do seu livro, com seu nome em letras bastante legíveis. Afinal, como vou anunciar que ganhei um livro dele com dedicatória e tudo, sem revelar o nome do autor misterioso?



Além disso, tenho mais um motivo para dar nome aos bois: vamos inaugurar nossa seção "Tudo de Cri dá prêmios" presenteando um dos leitores com um exemplar de O Imperador da Próspera - Crônicas da Vida Bancária. Então, aí está: Antônio Carlos "Tonhão" Borges é um dos misteriosos membros da equipe putzgraciana, como eles mesmos se intitulam, e é também o autor de O Imperador da Próspera.

O livro, como o próprio subtítulo já diz, é uma coletânea de crônicas sobre o dia-a-dia de uma agência bancária. Algumas crônicas são impagáveis e não requerem que você conheça as agruras e satisfações da vida de um bancário para apreciá-las. "Doença também é cultura" é uma de minhas preferidas. Já outras serão melhor compreendidas por aqueles que trabalham ou já trabalharam em Bancos, sobretudo se trabalharam no Banco do Brasil.

Mas, independente de você conhecer ou não a rotina de um bancário ou os personagens do livro (todos reais), se você curte o estilo do PutzCri, vai curtir também as crônicas de Tonhão. Assim como o blog, elas são cheias de referências a Criciúma e cidades vizinhas, as manias de cidades pequenas, o vocabulário que usamos e "causos" que até parecem inventados, mas que acontecem todos os dias com gente comum como eu e você.



Quer ganhar um exemplar de O Imperador da Próspera?

Então é só responder a seguinte pergunta aqui nos comentários:

O que Criciúma tem que as outras cidades não têm?

Use sua criatividade! A melhor resposta, escolhida ditatorialmente pela equipe Tudo de Cri, receberá em sua casa, pelo correio ou talvez em mãos, o hilário livro de Tonhão Borges.

Se você não tem conta do google, nem site ou blog para pôr o link, pode comentar como Anônimo e assinar com seu nome e e-mail para entrarmos em contato caso você seja o vencedor.

O resultado sai segunda-feira (29/06). Botem as cabecinhas para pensar e deixem seu comentário aí.

15 comentários:

  1. Alem do tonhão? Tem gente criativa,divertida e sendo assim, muitas vezes extremamente idiotas, mas não deixam de ser pessoas. Criciumenses. Sonhadores. Esperançosos. Ainda sonham com o Tigre na serie A. Ainda acreditam que Salvaro pode melhorar a cidade. Cidadãos. De Criciuma. Teimosos, mas criativos. Não posso negar que são pessoas com "garras". Criciumenses. Descendentes do tigre( é o do dente de sabre?)

    Namoradaemcrise@hotmail.com

    se eu ganhar, por e-mail eu ti passo meu nome e e-mail verdadeiro

    ResponderExcluir
  2. Opaaaaaaaaaaa.Eu já tenho,então não vou participar.Espero que o próximo prêmio seja um Playstation III.Aí participo com todos os meus 345 fakes...
    Ah e o meu sonho é participar do PutzGraça,mas não sou eu não...

    ResponderExcluir
  3. O que Criciúma tem que as outras não têm? As outras não têm buracos em todas as ruas (devíamos estar no Guiness), não tem as patchi falando "Spráitsi láitsi de latsinha com canudsinho" (by Desciclopédia), não tem baile de debutantes, não tem X do Jorginho, não tem a melhor imprensa da região, não tem as mulheres mais bonitas e não tem os melhores blogueiros. Bom, e por pior que seja, não tem o Tigre né? Campeão absoluto!

    ResponderExcluir
  4. Vai ser difícil ganhar da Carla. Essa das "patchi falando "Spráitsi láitsi de latsinha com canudsinho"" foi demais!
    Mas, só pra poder participar da promoção, vou contar um segredo que, quem me conhece bem sabe que eu guardo a sete chaves: Só Criciúma tem a honra de constar na minha certidão de nascimento, embora, eu, como boa tubaronense/capivariense, teime em relutar contra este fato até a morte.
    Depois de abrir o coração assim... acho que merço, né!
    Bjnho

    ResponderExcluir
  5. Bem, temos o bom gosto, requinte e sofisticação em boa parte das mulheres com pedigree(digo, sobrenome influente), tem o Boulevard, a Maison, a Casa dos Artystas, a praça de alimentação do Della Giustina, aliás, temos 2 "shoppings". Tem também 2 cinemas,com direito à filmes dublados e tudo. Temos o Mampituba, o bar do Juarez, colunistas de extrema cultura, ótimos programas de entretenimento no canal 19, campeonato de bocha(ahhh mas em Nova Veneza também deve ter, porém o nosso é muito melhor), 2 buátzi, uma estátua e o cara que vende o cortador de repolho.

    Resumindo...aqui na city só tem coisa boa, coisa muito chic.

    ResponderExcluir
  6. Hum...msm sendo pequena tem este ritmo de cidade grande que encanta as pessoas!
    Tem pessoas encantadoras que lutam para superar dificuldades e fazer um mundo melhor!
    Bjo bjo bjo!!!

    ResponderExcluir
  7. Criciúma tem um detalhe urbanístico-arquitetônico insuperável: o calçamento da discórdia. Quem nunca virou o pé, quebrou o salto, tropeçou a ponto de deixar o dedão do pé roxo naqueles infernais, porém, “chiquetosamente” chamados petit-pavé??? Não caro leitor, não se trata de um prato francês, muito menos de uma nova confraria/seita da society criciumense. Os petit-pavés são aqueles pedregulhos mal colocados em forma de mosaicos que insistem em ficar soltos para o desespero de quem anda a pé pela Nereu Ramos. Reforço a campanha iniciada desde que aqui cheguei: “abaixo o petit pavé”!!!
    Tati_Longo

    ResponderExcluir
  8. Um time que já conquistou quase todas as séries do campeonato brasileiro!! "Rumo à Série D"

    ResponderExcluir
  9. um prefeito que não é daqui, e sempre morou em outra cidade...
    manda o livro

    murspimil@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Criciúma é a cidade das oportunidades. milhares de cidadãos que deram errado em tudo quanto é lugar deste mundo, deram certo aqui...
    (inclusive este locutor que vos fala)
    Criciúma é esquina do mundo. Voce vê de tudo por aqui (até gaúcho elogiando esta terra, eu já (ou)vi...
    É a cidade de belas mulheres...
    (e é porisso que cá estou, obrigado Maria Emilia...)

    ResponderExcluir
  11. "não tem as patchi falando Spráitsi láitsi de latsinha com canudsinho (by Desciclopédia)"

    By Desciclopédia não, BY ME! Eu que escrevi isso lá! ehuehuhaueahuheaueahueahuea

    ResponderExcluir
  12. ei, Juliana!
    Quem afinal ganhou aquele livro cor de laranja do Paulão Borges? Já tâmu no dia 30, e nada....

    ResponderExcluir

Deixe seu recado. Exponha sua opinião.