quinta-feira, 18 de junho de 2009

Cinco argumentos contra a obrigatoriedade do diploma

  1. a melhor forma de melhorar a qualidade das faculdades de jornalismo é derrubar a obrigatoriedade do diploma. Vão sobreviver as escolas que realmente fizerem a diferença
  2. se fosse verdade que é necessário diploma para fazer bom jornalismo, o que se fazia no Brasil antes de 1969?
  3. se fosse verdade que é necessário diploma para fazer bom jornalismo, o que se faz nos EUA? Na Inglaterra? Na França? (pra ficar só em três)
  4. a falta de diploma não avilta os salários. A Folha paga salários tão altos quanto qualquer jornal, se não mais altos.
  5. é ridículo dizer que as empresas querem o fim do diploma obrigatório para pagar menos. Não só porque os fatos provam que isso é mentira (ver ponto 4), mas porque o que qualquer empresa quer é ter os melhores profissionais. Os mais competentes. Os mais inteligentes. Os mais bem formados.

Observação importante: não sou contra as escolas de jornalismo. Sou a favor, desde que elas sejam boas. Mas sou a favor também de que o aspirante a jornalista possa dedicar seu precioso tempo a outro tipo de formação, se julgar que é isso que vai deixá-lo mais preparado para fazer um bom trabalho.

Um jornalista precisa fundamentalmente:

  • a) entender do assunto que vai cobrir, para não ser usado pelas fontes;
  • b) saber levantar informações relevantes que os poderes querem esconder;
  • c) transformar as informações numa história articulada e compreensível.

Escolas de jornalismo não resolvem o ponto a.

Poderiam até ajudar muito no b e no c, mas minha experiência mostra que não fazem isso.

Os pontos b e c podem ser aprendidos em cursos de especialização ou até na prática.

Artigo de Ana Estela de Souza Pinto, do Blog Novo em Folha


6 comentários:

  1. Parabéns pela isenção e pela coragem de postar este texto. Pode-se perceber que a posição do blog é a favor da exigência do diploma para exercício do jornalismo. Assim, postar um posicionamento que seja oposto a isso demonstra, no minimo, grandeza de espírito e profissionalismo. Parabéns novamente.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, eu não entendi. Você colocou um argumento contra a obrigatoriedade do diploma, mas acham que ele deve ser obrigatório?

    Quem ignora que o artigo é da Ana Estela, pode concluir o contrário, ou seja, que vcs são contra a obrigatoriedade.

    Ou não :P

    ResponderExcluir
  3. Eu sou a favor da obrigatoriedade.

    Sou formada em publicidade e durante o curso invejávamos o fato de jornalismo e relações públicas resem profissões regulamentadas, e publicidade não. Tentávamos obter os mesmos direitos, da valorização do nosso estudo, da nossa teoria da comunicação, da nossa história da publicidade.

    Hoje sou fotógrafa e enfrento diariamente uma classe de práticos que oferecem serviços em troca de um prato de comida. E, por mais que o conhecimento e o estudo naturalmente façam o profissional formado se destacar, ainda existem empresários que preferem pagar pouco e ter um serviço ruim, possibilitando que varios práticos com trabalhos de péssima qualidade prosperem.

    Outro ponto é que aí também começa a valer mais ainda o Quem Indica, o posicionamento na sociedade. Agora que existe mais uma profissão não regulamentada é uma nova oportunidade para aqueles que não querem estudar mas possuem os contatos certos para garantir uma colocação no mercado.

    E quem investiu tempo e dinheiro e traz uma carga de conhecimento para acrescentar ao trabalho, fica para trás.

    Isso dá um desânimo...
    Que dia triste.

    ResponderExcluir
  4. webdigitaleducator, o blog se posiciona, mas é aberto para a publicação de opiniões contrárias, desde que seja uma argumentação interessante. Somos a favor do debate.

    ResponderExcluir
  5. Respeito o ponto de vista da Ana Estela (que vocês publicaram neste post), porém discordo plenamente.

    Ela não me convenceu em apoiar o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a função ¬¬

    ResponderExcluir
  6. "webdigitaleducator, o blog se posiciona, mas é aberto para a publicação de opiniões contrárias, desde que seja uma argumentação interessante. Somos a favor do debate".

    Claro, claro, sugiro apenas que vocês façam uma introdução antes de colocar uma opinião de terceiros, para não ficar a impressão de que a idéia é de vocês. Um beijão.

    ResponderExcluir

Deixe seu recado. Exponha sua opinião.